Vinícius Henrique Batista

Vinícius Henrique Batista

Vinícius Henrique Batista - Violino I

Natural de Pato Branco – PR, Vinicius Batista. Iniciou seus estudos no violino aos 4 anos de idade com o professor Evandro Batista, aos 7 anos de idade, passou a estudar com Paulo Egídeo Luckmann (UEM/OSP).

Em 2015 ganhou uma Bolsa Através do Maestro Elio Orio (Italia), de Aperfeiçoamento Técnico no Conservatório Cesare Pollini, na cidade Padova, Itália. No mesmo ano participou do Concurso de Cordas Paulo Bosísio, realizado na cidade de Petrópolis –RJ, no qual ficou em 4 lugar.

Em 2016, foi para Itália em função da Bolsa que ganhara. Lá passou um período de 30 dias estudando em um dos Conservatórios mais renomado da Itália, Cesare Poliini, aonde teve aulas de violino, com o próprio Élio Ório e Enrico Rebelatto, atuou como segundo violinista da Orquestra Sinfônica Cesare Pollini e solou o concerto em E Menor de Mendelssohn, acompanhado ao piano.

Ainda no mesmo ano, solou o Verão da famosa: “As Quatro Estações de Vivaldi”, com a Orquestra de Câmera do Festival Internacional de Música de Beltrão, no qual também atuou como Spalla.

Ainda em 2016, foi convidado a participar do Festival Tchaikovsky, Maringá – PR, no qual foi regido pelo renomado Maestro Roberto Tibiriçá, que foi e ainda é Maestro de orquestras importantíssimas, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) entre outras. Também teve aulas de violino com Winston Ramalho, Spalla e diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba.

Atualmente faz Bacharelado em violino na EMBAP e é violinista na Orquestra Sinfonica do Paraná. Foi orientado por Marco Damm (EMBAP) e Paulo Bosisio (UFRJ) em seus estudos no violino, e também ministra aula de violino em diversos lugares da região.