Sílvio José Gontijo Spolaore

Sílvio José Gontijo Spolaore

Sílvio José Gontijo Spolaore (Principal) - Trombone

Silvio Spolaore, natural de São Paulo, iniciou seus estudos de trombone aos dezessete anos, sob a orientação do Professor Gilberto Gagliardi, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 1982 ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem Municipal sob a regência do Maestro Jamil Maluf. Graduou-se como Bacharel em Trombone em 1988, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, instituição que ocupa desde 1989 a cadeira de professor de Trombone. Foi convidado para atuar como professor em vários festivais de música no Paraná e em São Paulo, além de Seminários promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, prestando assistência para Bandas e trombonistas iniciantes em todo o estado.

Concluiu em 1997 o Curso de Pós-Graduação em Educação Musical e Regência-Coral, na Escola de Música e Belas Artes, Adquirindo o Título de “especialista em educação musical e regência coral". Participou do programa de intercâmbio da Universidade da Geórgia (EUA), destinado à especialização em “trombone performance”, em 1998, sob a orientação do Dr. Philip Jameson, quando participou como músico solista da Orquestra de Câmara e Orquestra Sinfônica da referida Universidade. Em 2001 foi convidado para lecionar na Universidade Estadual de São Paulo (USP), permanecendo um ano nesta instituição como contratado, recebendo consideráveis elogios do departamento. É mestre em Educação Musical pela Escola de Musica e Belas artes do Paraná e a Universidade Federal da Bahia.

Teve a iniciativa de formar um grupo de trombonistas em 2001 onde ocupa a função de coordenador musical e regente, alcançando um expressivo reconhecimento artístico-musical em todo o estado.

Desde 1985 ocupa a posição de 1°Trombone da Orquestra Sinfônica do Paraná, vaga conquistada mediante concurso nacional realizado em janeiro do mesmo ano.