Raphael Leal Gonçalves

Raphael Leal Gonçalves

Raphael Leal Gonçalves - Violoncelo

Natural de Uberlândia-MG, Raphael toca em um violoncelo Inglês da luteria Hill, de 1749. Foi chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Sinfônica jovem de Goiás (2009-2019). Atuou como convidado em importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Petrobras Sinfônica. Desde 2019 é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Raphael Iniciou seus estudos de violoncelo aos 12 anos, no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia sob a direção do maestro Flávio Santos Pereira, matriculando-se no ano seguinte no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e continuando assim os seus estudos com o professor Kleper Rezende. Aos 16 anos, foi contemplado com bolsa integral nas edições  49° e 50° do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde teve a oportunidade de trabalhar com o renomado maestro Giancarlo Guerrero.

Aos 18 anos ingressou na Orquestra Sinfônica de Goiânia, onde já atuou como chefe de naipe. No ano de 2012 começou a ter aulas de extensão com o violoncelista britânico David Gardner, na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde deu continuidade com seus estados no bacharelado. Em 2014 com a mesma orquestra participou de uma turnê na Alemanha nas cidades de Bonn (Beethovenfest), na Universidade de Bonn, Dusseldorf e Langenfeld, na Schauplatz.

Em 2015, participou da primeira gravação de CD da Filarmônica de Goiás, contendo músicas do compositor Guerra-Peixe. Em 2016 atuou como solista da OSJG, sobre a batuta do maestro venezuelano Alejandro Orellana, tocando o concerto de Dvorák. Foi concorrente no programa Prelúdio em 2017 da TV Cultura.

Foi proponente do projeto Quartetos de Bach, contemplado pela Lei Aldir Blanc 2021 de Uberlândia. Deu continuidade com o projeto com a produção independente do recital Bach no Museu da Capela em Uberaba-MG, transformando o quarteto em um ensemble com acompanhamento do cravista Dr. Carlo Arruda.

Instagram: @rapha.cello