Maurício Soares Carneiro

Maurício Soares Carneiro

Maurício Soares Carneiro - Clarinete\Clarone

Maurício Carneiro, paulistano, iniciou seus estudos 1981, com o professor José Máximo Sanches. Participou de várias orquestras neste período, como a Sinfônica Jovem Estadual e a Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo. Assíduo participante de Festivais de Música, tomou parte em eventos em: Campos do Jordão, Tatuí e Curitiba, onde atuou sob a orientação de José Botelho e Carlos Riero, entre outros. Além de incursões em encontros como o de La Plata (Argentina) para orquestras jovens,tomou parte de diversos Master Classes com professores estrangeiros como George Pieterson, Piet Honniegh (Holanda),Henri Bock (Holanda), Claire Vergnory- Mion (França) e outros. Participou também de diversos Encontros de Brasileiros de Clarinetistas e Claronistas realizados em Salvador, Maceió, Poços de Caldas, etc. 

Foi premiado no Concurso Jovens Solistas em 1985 quando realizou recital com o Quarteto de Cordas de São Paulo. Logo após, em 1986 ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná onde atua desde então como clarinetista e claronista.  Como camerista, integrou vários grupos com destaque para o Quinteto de Sopros de Curitiba,Quarteto de clarinetas CLARINO e diversas outras formações em festivais, gravações e concertos variados. Desenvolveu trabalhos com as pianistas Leilah Paiva e a franco-uruguaia Elsa Perdomo Guevara. 

Na área acadêmica atua como professor assistente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná desde 1988 tendo muitos de seus alunos laureados em concursos nacionais. Em 1998 fez pós-graduação em Música de Câmara na EMBAP- PR com a monografia: "Música Brasileria para Clarineta e Piano e Clarineta Solo". Concluiu em Agosto de 2008 mestrado atraves do Minter UFBA-EMBAP com a dissertação "Música Brasileira para Clarone Solo:Catalogação de Repertório e uma Abordagem Interpretativa da obra Danzas Híbridas, op.132 de Jaime Zenamon".