Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira (Principal)

Marcelo Oliveira (Principal) - Clarinete

Nascido em 1968 em Nova Friburgo (RJ), desenvolveu sua musicalidade em sua cidade natal, aos 12 anos. Logo depois, já frequentando a capital fluminense, começou a trabalhar e estudar com diversos professores, convivendo com grandes mestres na Escola de Música da UFRJ, participando da prática de orquestra e grupos de câmara, se desenvolvendo como solista. Estudou com Rubens Coêlho Gomes, José Carlos de Castro, Paulo Sérgio Santos, José Botelho, além de participar de masterclasses com muitos estrangeiros. Ainda jovem, aos 23 anos, ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná, em que é clarinetista solista até hoje. Desde o início do seu aprendizado, Marcelo toca, além da clarineta, a flauta, o saxofone e o piano.

Marcelo desenvolve além das atividades práticas, como solista, integrante de orquestras, música de câmara, gravações, shows e apresentações diversas, arranjos, composições e oficinas a exemplo de uma para fabricação e técnica/repertório para flautas de bambu, o pífano.

Em 2015 realizou tour por 8 países na Europa, dando ênfase ao choro e música brasileira ao exemplo de shows no Clube de Choro de Paris, de Basel, Barcelona, Berlim e Master Class no CODARTs, em Rotterdam, à convite da Escola Portátil de Música da Holanda.
Em 2021, pelo Mecenato Municipal em Curitiba, gravou CD com obras de música de câmara para clarineta, em homenagem ao centenário de Alceo Bocchino, além de realizar o solo da versão com orquestra em 2023 com a OSP.