Leonardo Gorosito

Leonardo Gorosito

Leonardo Gorosito (Principal) - Tímpano

Leonardo Gorosito é timpanista e chefe de percussão da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 2017. Desenvolve intensa atividade como compositor, arranjador e diretor musical de diversas produções brasileiras, incluindo espetáculos do multi- instrumentista Antônio Nóbrega.

Ao lado de Rafael Alberto fundou o DESVIO, duo de percussão que já conta com dois álbuns lançados: Cancioneiro e Ritmos Brasileiros, este em parceria com a Orquestra Ouro Preto.

Possui Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella, e Mestrado em Percussão pela Yale University, sob a orientação do professor Robert Van Sice, onde também concluiu seu Diploma de Artista. Fez parte da Yale Philharmonia Orchestra e do Grupo de Percussão da Yale Univesity, com os quais se apresentou no prestigiado palco do Carnegie Hall em Nova York. Fez turnê pela África do Sul com a Banda Sinfônica da Yale e ministrou cursos de percussão brasileira na França. Voltou ao Brasil convidado a dirigir musicalmente os espetáculos “Amado”, “Húmus” e “Pai”, todos produzidos pelo Instituto Brincante, trabalhando ao lado de Antonio Nóbrega. 

Ao lado de Rafael Alberto, percussionista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, compõe o DESVIO, duo de percussão que desenvolve a música de câmara brasileira através de seus concertos e composições autorais. DESVIO tem feito apresentações pelo Brasil e difundido seu trabalho nos Estados Unidos. Aprovou projetos no Edital CenaMúsica do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte e no Edital Música de Câmara na Capela Santa Maria do Fundo Municipal da Cultura de Curitiba. O duo estreou o espetáculo autoral Cancioneiro em 2013 e foi convidado à executá-lo em diversos festivais, com destaque ao 6º Festival Internacional de Percussão do Conservatório de Tatuí e a 9º edição do Verão Arte Contemporânea. Do festival Circuito de Música Acústica, realizado em Minas Gerais, o duo saiu vencedor e teve como prêmio um show ao lado do renomado músico Hamilton de Holanda. Já dois álbuns lançados: Cancioneiro e Ritmos Brasileiros, este em parceria com a Orquestra Ouro Preto.