Justo Gutierrez Quinones
Justo Gutierrez Quinones
Justo Gutierrez é graduado em Licenciatura em Música pela Faculdade Integral Cantareira (São Paulo – SP) e iniciou seus estudos de violino aos seis anos de idade no Conservatório Nacional de Música de La Paz (Bolívia). Já no Brasil, teve como principais professores Pedro Della Rolle e Alejandro Aldana (Spalla do Theatro Municipal de São Paulo). Em 2021, concluiu o programa Orchestral Performance and Digital Creation da OAcademy, prestigiado curso da antiga Young Orchestra of the Americas (YOA).
Desde muito jovem, foi destaque e vencedor de diversos concursos de violino, entre eles:“Jóvenes Talentos” da Orquesta Sinfónica Nacional da Bolívia, “Jovens Solistas” do Instituto Baccarelli e o concurso de violino “Paulo Bosísio”.
Durante sua formação, foi membro e Spalla da Orquestra Sinfônica Heliópolis, atuando ao lado de renomados solistas e regentes, como Zubin Mehta, Julian Rachlin, Antonio Meneses e Isaac Karabtchevsky. Participou de importantes festivais, como FEMUSC, Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival de Cordas de Tatuí, entre outros.
Como violinista convidado, apresentou-se com orquestras de destaque, incluindo a Orquestra Sinfônica de Jundiaí, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Atuou como Spalla em diferentes formações, como a Orquestra de Câmara da USP (OCAM), Orquestra do Festival Alegro (Curitiba), Orquesta Iberacademy (Medellín – Colômbia), Orquesta Sinfónica Nacional da Bolívia, Orquestra Filarmónica Catarinense (Florianópolis) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém –PA), onde ocupou o posto por três anos.
Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica do Paraná e é professor de violino no projeto Cordas do Iguaçu.