Júlio Warken Zabaleta

Natural de Pelotas, Júlio ingressou em 2009 no Bacharelado em Música - Habilitação Flauta Transversal, da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação do Prof. Dr. Raul Costa d’Avila. Em 2011 foi contemplado com bolsa pelo programa ANDIFES de mobilidade acadêmica, cursando o ano letivo na Universidade de São João del Rei (MG), onde estudou com Dr. Antônio Carlos Guimarães. Agraciado com bolsa de intercâmbio através do programa federal Ciência Sem Fronteiras em 2013, cursou ano letivo na Tilburg University, Holanda. De 2016 a 2018 foi professor assistente e integrante do Quinteto de Madeiras da Pós-Graduação da Universidade do Colorado em Boulder (EUA), sob orientação de Christina Jennings. Zabaleta tem participado de diversos festivais internacionais de música, como o 50º Festival de Campos do Jordão, diversas edições do Festival Sesc de Música e Festival Internacional da ABRAF.

Zabaleta participou de masterclasses com renomados flautistas, tais como Emmanuel Pahud, Sir James Galway, Ransom Wilson, Jessica Dalsant e Lorna McGhee. Em 2017, Zabaleta conquistou segundo prêmio da Competição Memorial Ekstrand de Performance Musical.

Júlio Warken Zabaleta é Mestre em Performance Musical pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA), Bacharel em Música pela Universidade Federal de Pelotas, integrou a Academia de Música da OSESP, sob orientação de Cláudia Nascimento (2019), e atualmente é flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Site: https://www.juliozabaleta.com/