Jamil Mamédio Bark

Jamil Mamédio Bark

Jamil Mamédio Bark (Principal) - Fagote

Natural de Curitiba, graduou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob orientação de Noël Devos (RJ). Participou de festivais de música em Brasília, Blumenau, Curitiba e Campos do Jordão, tendo sido vencedor do VII Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba-SP) e do Concurso Jovens Concertistas do Brasil (RJ-1987).

Após a sua graduação, estudou no Oberlin Conservatory of Music (Ohio, 1990 - EUA). Atuou como solista das Orquestras Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara de Curitiba, Camerata Florianópolis e Camerata Antíqua de Curitiba. É membro fundador do “Quinteto de Sopros de Curitiba”, grupo vencedor do “IV Concurso Nacional de Música de Câmera da Faculdade Santa Marcelina” (SP) e que participou por duas vezes do “Concurso Internacional de Música de Câmara” em Munique - Alemanha (1993/97).

Foi professor dos Festivais de Música de Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Tatuí, Goiânia, Brasília e Belém. Entre 1999 e 2007 atuou como fagotista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Em 2007 concluiu curso de Pós Graduação - Mestrado em Música - na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Em 2015 concluiu curso de Pós Graduação - Doutorado em Música- na Universidade Estadual de Campinas (IA/ UNICAMP). Nesse mesmo ano, participou no I Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP realizado no Rio de Janeiro. Em 2016 participou como docente do núcleo pedagógico do 54o Festival Internacional de Música Villa-Lobos (RJ). Atualmente é fagotista principal da Orquestra Sinfônica do Paraná e professor doutor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP / UNESPAR).