André de Souza Pinto

André de Souza Pinto

André de Souza Pinto - Trompete

André de Souza Pinto é natural de Pompéia/SP. Aos nove anos começa a estudar música na igreja Assembleia de Deus com Paulo César Francisco. Em seguida ingressa no curso de música da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, onde estuda trompete com Paulo Marcos Gomes Pereira e teoria musical com Roberto Vergílio Soares.

Com a criação da Banda Sinfônica Municipal de Bauru em 2002, passou a integrar este grupo, onde teve seus primeiros contatos com a música orquestral. Também foi professor de trompete na Banda e seu regente titular entre os anos 2011 e 2017. 

No ano de 2003 ingressou no Conservatório de Tatuí onde estudou trompete erudito e popular. No conservatório foi aluno de João José Xavier, Gerson Brandino, Oscarindo Roque Filho, Rubinho Antunes, João Lenhari e formou-se na classe do professor Marcelo Costa em 2011. No mesmo ano formou-se em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Também foi bolsista na Big band e Banda sinfônica do Conservatório. 

Participou de diversos festivais de música, dos quais podemos destacar: Festival de Música de Ourinhos, Encontro de Metais do Conservatório de Tatuí, FEMUSC e Festival Internacional de Campos do Jordão. Participou de classes com professores como José Sibaja, Gilberto Siqueira, Martin Angerer, Laslo Toth, Flávio Gabriel, Giuliano Sommerhalder e Fernando Dissenha com quem manteve uma rotina de aulas. 

Integrou a Big Band Orquestra Véritas, foi professor e supervisor técnico no Projeto Guri e primeiro trompete da Orquestra sinfônica de Ribeirão Preto entre os anos de 2012 e 2017. 

É mestre em música pela Universidade Estadual do Paraná desde 2024. Também é professor de trompete no Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira.

Desde 2017 é trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná.