Filmes musicais para assistir com as crianças 11/08/2020 - 00:10

Com a suspensão das atividades escolares e a educação a distância, a OSP separou uma lista de filmes musicais para toda a família. Como muitos pais estão com dificuldade em encontrar atividades que sejam educativas para os filhos e não deixem de ser prazerosas para serem feitas em família, resolvemos ajudar na tarefa. Selecionamos uma série de filmes, separados por faixa etária, que trabalham desde a musicalização na primeira infância, até histórias envolventes para o público pré-adolescente que trazem a inspiração para os pais e as crianças desenvolverem o interesse pela educação musical.

Para crianças de 0 a 4 anos


Baby Einstein 

A série Baby Einstein tem como objetivo o desenvolvimento na primeira infância através de estímulos variados, incluindo a música. Com episódios falando sobre Vivaldi, Mozart, Beethoven e Bach, cada um dos compositores é apresentado em sua versão baby. A linguagem é adaptada para bebês, que absorvem conteúdo de uma maneira bastante diferente da nossa. Com longas pausas e repetições, os pequenos se hipnotizam com os sons orquestrais fazendo com que os pais tenham aqueles tão sonhados minutos de descanso na correria do dia a dia. Não sendo exatamente um filme musical para crianças, mas uma animação que trabalha a musicalização, os pais podem deixar tocando para os pequenos com tranquilidade. 

 

Barbie Lago dos Cisnes

Clássico de Tchaikovsky apresentado pela boneca mais famosa do mundo, o filme tem a trilha e balé que cativam as crianças tanto pela música quanto pelas imagens feitas para atrair os pequenos. Além de estimular os ouvidos, trabalha o desenvolvimento motor e deixa a todos com uma incrível vontade de dançar na frente da televisão. Nada melhor para fazer em família do que rodopiar ao som de Tchaikovsky neste clássico filme musical para as crianças. 

 

Barbie O Quebra Nozes

Baseado também em outro grande clássico de Tchaikovsky, o filme também é ideal para crianças pequenas, independente do gênero. Com imagens lúdicas e uma jornada de heróis bem clara, a criança é levada a explorar esse clássico da música e do balé. Os filmes de dança da Barbie foram coreografados por Peter Martins, do New York City Ballet, As captações de imagens foram feitas a partir dos movimentos reais dos bailarinos e, então, estudados pelos animadores para fazerem parte do filme. Há no Youtube um documentário sobre todo o processo de criação e coreografia dos filmes, além de um outro que mostra a vida dos bailarinos que fizeram parte do processo, confira aqui.

Crianças de 5 a 8 anos


Sing - Quem Canta Seus Males Espanta

Mais afastado da música orquestral, a animação da Universal Studios acompanha uma competição de talentos entre animais em busca de um prêmio de 100 mil dólares que atrai os mais talentosos músicos do mundo animal. Os personagens do filme têm suas vozes cantadas  dubladas por estrelas pop como Ariana Grande. Com muita comédia, o filme consegue fazer com que todos torçam pelos cinco personagens levemente desajustados.Um verdadeiro show de talento, a animação é feita para a família toda aproveitar e vibrar com as músicas.

 

Vai dar Samba

Filme de curta metragem, a animação brasileira explora o início do choro no Rio de Janeiro. Cinco crianças se reúnem secretamente numa loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música. Uma aventura que, no final das contas, vai sim dar um lindo samba! Com apenas onze minutos de duração, é uma animação fácil e simples para todas as idades aproveitarem. Acompanhe a história de Catoco e seus amigos fundando o choro. Eles escrevem uma constituição base do gênero dizendo que toda criança deve ter direito ao samba. Não teríamos como concordar mais!

Confira o desenho completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UIfANko-Bao

 

Viva! A Vida É Uma Festa

Miguel é um menino que sonha em ser músico, mas sua família tem uma estranha proibição: são a única família no México que não aceita nenhuma música. Para seguir seu sonho, Miguel precisa de um violão, já que teve o seu destruído pela própria família.  O menino acaba embarcando em uma jornada por outros mundos em busca da música. Emocionante, o filme conquista qualquer pessoa e convida a todos a descobrir mais sobre a cultura mexicana. No México eles celebram os mortos de uma maneira festiva, fazendo com que o Dia de Finados seja uma linda, colorida e alegre festas. Uma aula de cultura, música e respeito passada para toda a família através das tradicionais canções Rancheiras (estilo próprio mexicano). O filme também traz novas músicas que, em espanhol, foram cantadas por grandes ídolos do México! Viva! A Vida é uma Festa, desperta o interesse das crianças no folclore mundial. Para os pais, é uma ótima chance de se emocionar com os laços formados por Miguel e sua bisavó, Coco, no português traduzido para Inês.

Crianças de 9 a 12 anos


Fantasia

Cheio de imagens coloridas, Fantasia é um dos clássicos da Disney.  Produzido em 1940, podemos chamá-lo de um "filme-concerto". A obra mistura a fantasia do mundo Disney com o mundo da música clássica. Extremamente inovador, o próprio Walt Disney decidiu embarcar junto de seus animadores em uma viagem sinestésica através das músicas consagradas de compositores como Tchaikovsky, Stravinsky e Schubert. Executado pela Orquestra Sinfônica de Chicago, o filme cativa quaisquer ouvidos passantes com suas sequências animadas de músicas clássicas. Os números  podem ser vistos como um filme em sua total sequência,ou então  podem  ser vistos em trechos. A divisão das obras é também uma divisão visual de animação, mudando suas narrativas, estilos de animação e personagens (Mesmo a ausência deles gera uma grande explosão de cores e sons na tela).  

 

Fantasia 2000 

Devido ao grande sucesso do filme Fantasia, a Disney produziu uma sequência com novas músicas, que foram também executadas pela Orquestra Sinfônica de Chicago. Mais recente, de 1999, o longa metragem entrega para ouvidos atentos dos pais uma série de clássicos como a 5ª Sinfonia de Beethoven, o concerto para piano nº 2 de Shostakovich e O Pássaro de Fogo de Stravinsky. Para os olhos curiosos dos pequenos, as sequências podem ser uma maneira interessante de introduzir a música clássica. Vale lembrar que, por ter um caráter mais artístico, os dois filmes Fantasia talvez precisem ser assistidos aos poucos com as crianças.

 

Escola do Rock 

Clássico da Sessão da Tarde, esta divertidíssima comédia acompanha uma turma de escola que precisa formar uma banda para uma grande competição. Acostumados a tocar na aula de música clássica, eles são completamente deslocados para o mundo do rock. Sob a orientação de um professor substituto, as crianças deixam de lado os violoncelos e pianos e pegam as baquetas, guitarras e teclados elétricos. Com espontaneidade total, o professor substituto de inglês, um farsante interpretado pelo queridíssimo Jack Black, faz as crianças aprenderem sobre a história do rock, punk e metal com aulas “seríssimas” de música. A trilha sonora, composta por diversos ídolos do rock como The Doors, AC/DC, The Who e Ramones, foi uma das raras produções cinematográfica a ter autorização do Led Zeppelin para ter uma de suas músicas na trilha. O próprio ator Jack Black fez o pedido aos membros vivos da banda que, após lerem o roteiro, gostaram da ideia e aprovaram a solicitação. 

 

Camp Rock 

Uma jovem que quer ser musicista tem o sonho de frequentar um acampamento com a fama de produzir grandes nomes da indústria musical. Por uma sorte do destino, sua mãe acaba sendo contratada para trabalhar no acampamento e ela pode frequentar as aulas. Lá ela irá aprender a cantar, dançar e a compor suas próprias músicas junto a outros colegas tão talentosos e apaixonados quanto ela. A personagem principal, interpretada pela cantora pop Demi Lovato, faz de tudo para se enturmar, inclusive mentir sobre seu passado. Ela então descobre que seus amigos de verdade pouco se importam para quem ela é e estão bem mais interessados em ajudá-la a desenvolver seu talento. Com a participação da boy band Jonas Brothers, o filme é fácil, gostoso e deixa todos torcendo pela garota no show de talentos final do acampamento. 

 

Na trilha da Fama 

Apaixonada por música, Terri é uma talentosa cantora que teve seu sonho de frequentar uma prestigiosa academia de música em Los Angeles barrado por sua família. Com a ajuda de sua tia, ela começa a frequentar a escola e encontra aulas de música clássica e contemporânea. A escola é perfeita para desenvolvê-la como a musicista que ela tem o potencial de ser. Lá ela está cercada pelos mais variados tipos de músicos, sejam eles treinados dentro de escolas clássicas ou experimentais, que fazem sons peculiares com instrumentos mais peculiares ainda. Permeado por um romance, o filme cativa os pré-adolescentes pelo coração e ouvidos.

 

O som do Coração 

August Rush é um prodígio da música. O jovem garoto vive em um orfanato mas escapa de lá pois, segundo ele, precisa seguir a música que o levará até os seus pais. Compondo com os sons que escuta na rua, August é capaz de formar melodias completas apenas com um jogo de basquete que escuta ao fundo, combinando o caos da cidade de Nova York com elementos da composição clássica. Quando deparado com instrumentos novos como o violão e o órgão ele rapidamente entende seus funcionamentos e é capaz de produzir em pouquíssimo tempo sinfonias inteiras. Seu talento obviamente não passa despercebido, tanto por pessoas que querem que ele prospere, quanto por aqueles que veem nele uma fonte de dinheiro. A jornada do garoto não é nada fácil, mas sem dúvidas irá emocionar a todos.