Cinco brincadeiras musicais para crianças 02/02/2021 - 12:05

As crianças são curiosas, ativas e têm sido muito pacientes durante a pandemia do Covid-19. Às vezes choros, manhas e birras acontecem, afinal, ninguém é de ferro, especialmente quando o tédio bate à porta. Mas após quase um ano em casa, a criatividade dos adultos que convivem com crianças já ultrapassou todos os limites esperados. Quem aí já tentou jardinagem? Quem já tentou livros de colorir? Liberou o YouTube? Jogou tanto Banco Imobiliário que já sabe decor os nomes das principais ruas e bairros de São Paulo e Rio de Janeiro? Daqui a pouco já dá para marcar um bingo! (Se você ainda não fez isso, é claro!)

Se você está com a criatividade esgotada, dá só uma olhada nessa lista! Separamos cinco sugestões de brincadeiras fáceis e musicais que, além de divertir adultos e crianças, também nos ajudam a entender e apreciar a música ainda mais.

 

Brincadeira nº1: Caça aos Sons

Classificação: a partir de 05 anos.

Materiais: uma folha de papel e lápis ou caneta.

Foto de um caderno na horizontal. Na página pautada está escrito: "Os Sons da Nossa Casa", seguem-se onomatopeias de sons escritas por um adulto. Ao lado de cada onomatopeia há o nome do som escrito em letra de criança. Temos: passarinho, carro, campainha, aquário e aspirador.

 

Em uma folha de papel, desenhe ou escreva todos os sons que podem ser encontrados ao seu redor e sejam familiares à criança. Depois, dê o papel para a criança e ajude-a a encontrar a origem desses sons. Se a criança achar a brincadeira muito fácil, vale inserir sons que não estão soando naquele momento, por exemplo, um som do liquidificador, ou do aspirador de pó. Se a criança não conseguir adivinhar a origem correta, mostre para ela ligando o aparelho.

 

Brincadeira nº 2: Stop dos Sons

Classificação: crianças alfabetizadas

Materiais: folhas de papel e lápis ou caneta.

Foto de um caderno na horizontal. Na folha pautada há uma tabela. Os itens são: "sons da casa", "sons de animais", "sons que dão sono" e "sons que assustam".

 

Essa é uma variação do jogo do conhecido jogo do Stop. Cada jogador pega uma folha de papel e um lápis ou caneta. Escolham várias categorias para os sons. Pode ser: sons barulhentos, sons engraçados, sons que dão sono, sons irritantes, etc. Escolham uma letra e podem começar! Por exemplo: som engraçado com a letra "R"? Risada! Quem terminar primeiro grita "stop"!

Outra possibilidade é fazer uma categoria por vez. Aqui, em vez de termos um "stop" precisamos também de um cronômetro ou relógio. Delimitem uma certa quantidade de tempo (um ou dois minutos, por exemplo) para escrever em uma folha de papel o maior número de sons para a categoria escolhida. Quando o tempo acabar, vence quem colocou mais sons.

 

Brincadeira nº 3: Andando como o Leão!

Classificação: a partir de 06 anos

Materiais: o mapa musical que está disponível aqui: https://bit.ly/2YmIBGp. E a música O Carnaval dos Animais, que está disponível aqui: https://soundcloud.com/user-558237046/adivinhe-a-musica-o-carnaval-dos-animais

Foto do Tutti sentado em uma cadeira do lado esquerdo. Um par de pés usando tênis brancos do lado direito. Abaixo, quatro patas de leão.

 

Que tal aprender a andar como um leão? Essa brincadeira tem o objetivo de ensinar ritmo e é muito utilizada em aulas de musicalização infantil. Primeiro, mostre para a criança o começo da Marcha Real dos Leões, uma música de Camille Saint-Saens. Nesta música, os leões, os reis dos animais, desfilam diante da sua corte. Todo mundo precisa caminhar que nem os leões para não deixar o Rei Leão bravo. Por sorte, o Rei Leão distribuiu um mapa para todos os convidados. Agora é só seguir as instruções e caminhar no ritmo da música!

Essa brincadeira já é um pouco mais complexa, então, se quiser entender melhor como ela funciona e ver como os passos se encaixam na música, a Mila e o Tutti explicaram neste vídeo: https://youtu.be/2QCN0TbEs7g.  

 

Brincadeira nº 4: Os sentimentos da música

Classificação: todas as idades!

Materiais: papel, canetinhas, tintas, giz de cera ou lápis de cor.

Foto de um desenho abstrato de criança

 

O que a música faz você sentir? Cada música tem um sentimento diferente, não é verdade? Às vezes uma mesma música tem momentos tristes e felizes, calmos e agitados. Nesta brincadeira, as crianças (e adultos, se quiserem, também!) pegam papel e materiais de colorir. O adulto escolhe uma música (pode ser qualquer música, uma que a criança goste ou uma música clássica). Agora, enquanto ouvem a música, os participantes devem desenhar linhas, formas, figuras e o que mais a música os inspirar naquele momento. Se a música soa alegre, qual cor representa o alegre? Qual forma ou desenho? Se está triste, como você vai representar esse sentimento? No final, compartilhe os mapas musicais entre os participantes. Eles são muito diferentes?

 

Brincadeira nº 5: Chrome Music Lab

Classificação: para todas as idades

Materiais: equipamento compatível com Google Chrome Music Lab (https://musiclab.chromeexperiments.com/Experiments

Print da tela do Chrome Music Lab com vários desenhos abstratos coloridos.

 

Nossa única brincadeira digital da lista. O Chrome Music Lab é um site do Google que oferece uma série de atividades para as crianças explorarem o mundo da música. Ali elas podem criar desenhos e ouvi-los em forma de música, podem aprender acordes, harmonia, percussão, arpejos e muito mais. A brincadeira também pode ser bem divertida para os adultos. Como as crianças ainda estão explorando os sons é possível que saiam combinações bem… peculiares. E que as crianças gostem muito de fazer barulho! Então, se você ou alguém em casa tem a audição um pouquinho mais sensível, é recomendável deixar a criança brincar com fones de ouvido.

 

Além dessas ideias, nós temos vários jogos, livros e brincadeiras disponíveis para download gratuito aqui no portal! É só acessar a área "Para Brincar".