Balé Teatro Guaíra encerra o Festival de Dança de Londrina apresentando V.I.C.A. e Tempestade 14/10/2022 - 09:48

Dois dos grandes sucessos do Balé Teatro Guaíra (BTG) serão apresentadas no encerramento do tradicional Festival de Dança de Londrina no domingo, 16 de outubro. “Tempestade”, de Mário Nascimento e composição musical de Fábio Cardia, e “V.I.C.A.”, com coreografia de Liliane de Grammont e composição musical de Ed Cortes, chegarão aos palcos do Teatro Ouro Verde. Essa é a primeira edição presencial do festival depois da pandemia. O evento  completa, em 2022, 20 anos de realização.

A montagem “Tempestade” é a estreia da temporada e tem coreografia de Mário Nascimento. O trabalho inédito baseia-se nas características de uma tempestade – intensidade, instabilidade, extremos – e as transforma em movimentos contemporâneos no palco. Além disso, o espetáculo também tem como diferencial uma trilha sonora original criada por Fábio Cardia, parceiro de longa data de Nascimento e criador de obras para o cinema, teatro, televisão e dança.

“V.I.C.A”, por sua vez, estreou em 2021 e foi o primeiro trabalho presencial do BTG após as restrições causadas pela COVID-19. O acrônimo significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, características já parte do mundo pós-moderno, mas exacerbadas com a pandemia. No palco, os bailarinos apresentam uma coreografia contemporânea que traz elementos do erudito ao funk, explorando a relação e o toque entre os bailarinos – algo que havia ficado “suspenso” em função das relações virtuais impostas pelo coronavírus.

Os trabalhos contemporâneos foram desenvolvidos por dois importantes coreógrafos da atualidade. Liliane de Grammont foi bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, tem formação pela Juilliard School, em Nova York, e criou o espetáculo “Casa de Vidro”, lançado em 2020 durante a pandemia, para discutir o fim da violência contra a mulher. Já Mário Nascimento é diretor do Corpo de Dança do Amazonas e já trabalhou com as principais companhias de dança do Brasil, como Cisne Negro e Balé da Cidade.

Serviço
Balé Teatro Guaíra apresenta V.I.C.A. e Tempestade

Dia: 16 de outubro (domingo) 20h
Local: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos no Sympla

GALERIA DE IMAGENS