Para os pais

 

Desenho de uma maestrina em pé com as mãos para cima ao lado do texto "para os pais". O fundo é verde claro.

 

 

Pais, familiares e responsáveis, sejam bem-vindos!

Este portal foi criado pensando para o nosso público mais jovem. Nós, da Orquestra Sinfônica do Paraná, queremos proporcionar um espaço onde crianças até 12 anos possam acessar conteúdos de estímulo musical. Acreditamos que a inclusão de crianças de todas as idades é uma tarefa muito importante.

A música é extremamente benéfica para o ser humano em qualquer faixa etária. Vocês, pais, familiares e responsáveis, sabem disso. Temos cada vez mais crianças na plateia. Os concertos infantis são um sucesso. Os concertos didáticos e para escolas atraem cada vez mais a atenção do público jovem. 

Percebemos, porém, que a rotina de um concerto tradicional pode não ser atrativa para uma criança. Até mesmo para nós, adultos, a apreciação completa de um concerto é uma atividade que exige dedicação. Que atire a primeira pedra quem nunca bocejou em um movimento mais lento de uma sinfonia, ou quem nunca ficou confuso com as sequências melódicas de Stravinsky. Está tudo bem, pode confessar. A gente te perdoa. ;)

A música orquestral ainda não é uma tradição comum na infância brasileira. Conhecemos alguns clássicos, como a 5ª Sinfonia de Beethoven ou o famoso "Fígaro! Fígaro!", da ópera O Barbeiro de Sevilha, dos desenhos animados. Quem teve a oportunidade de um contato mais próximo talvez conheça os balés clássicos de Tchaikovsky, mas dificilmente vai além disso. Às vezes aceitamos a genialidade de grandes compositores, mas sem realmente entendê-las.

Com este projeto, nós, da Orquestra Sinfônica do Paraná, pretendemos dar os primeiros passos para mudar essa realidade. Queremos democratizar o acesso à música orquestral, proporcionando conteúdos gratuitos, de fácil compreensão e sobre os mais diversos assuntos dentro da nossa área.

Colocando sempre a infância em primeiro lugar, a OSP para Crianças traz conteúdos pensados para cada etapa do desenvolvimento. A equipe deste projeto é composta por profissionais com experiência em educação musical e comunicação infantil. Por isso, todo o conteúdo produzido leva em consideração as principais etapas do desenvolvimento na infância.

Neste portal você encontrará três áreas de conteúdo. O material disponível em cada uma delas será atualizado periodicamente, sempre com novidades para a criançada. 

  • Para Assistir: a primeira área trará vídeos de contação de histórias e de musicalização. São materiais lúdicos para que as crianças aprendam através da imaginação, brincadeiras e atividades. Vale ressaltar que o objetivo deste projeto é proporcionar um contato maior da criança com a música. Caso você se interesse pela educação musical, ainda é válido procurar uma escola, professores ou projetos especializados. 
  • Para Brincar: esta é a área mais divertida do portal! Aqui você encontra histórias em quadrinhos, desenhos para colorir, atividades para imprimir e muito mais!
  • Para Ouvir: uma das lições mais importantes (e difíceis!) que temos para compartilhar é a importância de ouvir, com os ouvidos ou com o coração. A música é uma experiência sonora em primeiro lugar. Para as nossas crianças, acostumadas desde pequenas com estímulos visuais, ouvir pode ser uma tarefa desafiadora. Em um concerto não temos muitos estímulos visuais. Nada de bailarinos rodopiando, figurinos coloridos, luzes brilhantes ou acrobacias mirabolantes. A música é a estrela do show! Por isso, nessa área, as crianças encontrarão atividades para treinar os ouvidos.

Cada conteúdo em cada uma das áreas possui classificação indicativa. Essa informação é uma sugestão da nossa equipe para que pais, familiares e responsáveis saibam em qual faixa etária pensamos na hora de produzir aquele material. Isso não quer dizer que um vídeo com classificação indicativa para a faixa dos 9 aos 12 anos não possa ser assistido por uma criança de 5. Porém, ela provavelmente irá gostar mais dos conteúdos voltados a sua própria idade.

Por último, não pensem que esquecemos de vocês! A música pode ser um ótimo momento para formar um laço com a criança. Periodicamente acrescentaremos nesta área, "para os pais", artigos, listas e outros conteúdos com ideias para que vocês tornem esse momento musical com as crianças ainda mais especial!

Estamos ansiosos para ter vocês e as crianças conosco neste projeto! 

Aproveitem a OSP para Crianças!

Com carinho,
Equipe da Orquestra Sinfônica do Paraná


 


 

  • Imagem de uma partitura com notas coloridas