10 livros para introduzir as crianças à música e à Orquestra 11/08/2020 - 00:10

Estamos chegando perto dos 100 dias sem aula e muitas crianças já estão desafiando os limites da criatividade dos adultos que ficam com elas em casa. Com o inverno chegando e uma pandemia lá fora, a tendência é que as crianças fiquem, mais do que nunca, dentro de casa. 

Procurando o que fazer com os pequenos para tirá-los um pouco das telas? Para marcar a estreia do canal OSP para Crianças, preparamos uma lista com 10 sugestões de livros infantis e infanto-juvenis, inclusive dois livros em quadrinhos gratuitos e exclusivos da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A maioria dos livros sugeridos nesta lista fazem parte do acervo da Biblioteca Pública do Paraná. Para consultar o acervo, acesse: http://www.pergamum.bpp.pr.gov.br/biblioteca/index.php

 

1) Histórias de músicos para crianças, de Cristianne Rodrigues e Antonio Eder

 

Esse livro digital reúne sete histórias em quadrinhos elaboradas especialmente para os concertos infantis da Orquestra Sinfônica do Paraná nos anos de 2001 e 2002. As crianças poderão acompanhar as aventuras de Gabriel e Maria Clara, duas crianças que adoram os concertos da OSP e até viajam no tempo para aprenderem com mestres como Bach, Stradivarius e Beethoven.

O livro está disponível gratuitamente no link: https://issuu.com/teatroguaira/docs/quadrinhos_osp_2002

 

2) Um menino chamado Alceo Bocchino, de Cristianne Rodrigues e Antonio Eder

 

Mais um livro digital ilustrado da OSP! Nesta história especial, as crianças conhecerão a infância do maestro emérito da Orquestra Sinfônica do Paraná: Alceo Bocchino. A linguagem é simples e as ilustrações bem coloridas, possibilitando que o material seja acessível até mesmo para crianças em fase de pré-alfabetização.

O livro está disponível gratuitamente no link: https://issuu.com/teatroguaira/docs/revistinha_bocchino

 

3) Os Saltimbancos, de Chico Buarque e Sergio Bardotti

Au-au-au, ia-i-ó, miau-miau-miau, co-co-ri-có. Quem leu essa frase no ritmo da música com certeza conhece Os Saltimbancos. A obra é inspirada em uma ópera italiana que, por sua vez, foi inspirada no conto de fadas Os Músicos de Bremen. O livro vem no formato de uma peça de teatro e acompanha um CD com as músicas. Ótimo passatempo para adultos e crianças interagirem juntos e ficarem um tempinho fora das telas.

O livro está disponível em livrarias e em sites de venda online, mas no Spotify você consegue ouvir o CD gratuitamente (basta fazer o registro no site): https://open.spotify.com/album/3O3Mt0oP2r6tpVKq9UXpro?si=X2cJEfUeRae-OMGw4qoZpA

 

4) O Compositor está Morto, de Lemony Snicket

Para crianças mais velhas e pré-adolescentes, esse livro de suspense e humor com certeza vai fazer sucesso. A história é de Lemony Snicket, mesmo autor da série de livros infanto-juvenil Desventuras em Série. Quem já conhece o trabalho dele sabe que o humor é um pouquinho mais ácido e, por isso, uma ótima isca para fisgar o interesse dos pré-adolescentes. Nesta história, o Inspetor da orquestra precisa descobrir quem foi o responsável pelo assassinato do Compositor. Ele coloca a orquestra inteira - inclusive o maestro - sob interrogatório. O livro foi pensado para servir ao formato de concerto didático, então ele vem acompanhado por um CD com a trilha sonora da história comporta por Nathaniel Stookey e tocada pela Orquestra Filarmônica de São Francisco.

O livro está disponível para compra nas livrarias físicas e digitais. Ele também encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Pública do Paraná.

 

5) Coleção O Mundo da Música, de Nereide Schilaro Santa Rosa

Essa série de três livros de introdução e alfabetização musical acompanha CD e fala sobre a diversidade de estilos da música brasileira, da popular a orquestral. A autora também escreveu o volume sobre Villa-Lobos na série de livros infantis chamada Crianças Famosas.

Os livros estão à venda em sites e livrarias digitais. Alguns exemplares também estão disponíveis para empréstimo no sistema da Biblioteca Pública do Paraná.

 

6) Orquestra: uma introdução para crianças, de Robert Levine

Neste livro acompanhamos o incomparável Bob Orquestra através da história da música e dos instrumentos. As crianças aprenderão sobre períodos musicais como o Barroco, o Período Romântico e a Era Moderna, além das funções de cada família de instrumentos na música e na orquestra. O livro vem acompanhado de um CD com 37 músicas e tem um total de 95 páginas. Uma leitura para crianças mais velhas, ou para os adultos compartilharem de um momento especial com os pequenos.

Disponível em sites de venda, sebos e livrarias digitais.

 

7) O Grande Livro de Música, de Joe Fullman

Como o próprio nome diz, neste livro as crianças conhecerão um pouquinho da história da música orquestral. Já inserido na era dos smartphones, o livro não acompanha um CD, mas sim, um aplicativo com atividades para as crianças e a obra Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten.

O livro está à venda em livrarias digitais e sites de vendas.

 

8) Coleção Que som é esse?, da Yoyo Books

Uma coleção de livros para bebês e crianças na primeira infância que estão descobrindo os sons. Os temas vão dos tradicionais bichinhos da fazenda até música e instrumentos. Os livros vêm com botões interativos que, ao serem apertados pelas crianças, emitem os sons ilustrados na página.

A coleção está disponível para compra em nas livrarias físicas, digitais, sebos e sites de vendas. 

 

9) A Orquestra dos Amigos, de Eliseo Garcia

Neste livro, acompanhamos a história de Luna, uma menina na cadeira de rodas que pertence a uma família dona de uma loja de instrumentos. Luna e seus amigos descobrem, junto com os leitores, os sons de cada instrumento da loja. As crianças interagem com a história apertando botões sonoros que aparecem ao longo da narrativa.

O livro está à venda nas livrarias físicas, digitais, sebos e sites de venda.

 

10) A Orquestra Tintim por Tintim, da Editora Moderna

O último livro desta lista é da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em parceria com a Editora Moderna. A obra proporciona um panorama da história da música e dos principais compositores orquestrais. Indicado para crianças de 5 a 10 anos, o material acompanha CD com músicas tocadas pela OSPA.

O livro está disponível para compra em livrarias físicas, digitais, sebos e sites de venda. Na própria editora é possível encontrar uma versão ebook.