Orquestra realiza ensaio didático e concerto aberto na Semana da Pátria 01/09/2023 - 15:20
Em uma extensão do tradicional Concerto Cívico que aconteceu neste domingo (3), a Orquestra Sinfônica do Paraná tem mais dois dias de apresentações, desta vez didáticas, com a presença de escolas, também no palco do Guairão. Um ensaio didático e os três concertos ocorrem na segunda (04) e na terça-feira (05), sendo que no dia 5 as apresentações são abertas à comunidade em geral, com entrada gratuita.
“Fazer esses concertos didáticos para crianças e jovens é uma das experiências mais significativas e importantes para minha carreira como músico”, define o maestro convidado Helder Trefzger, que é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e foi convidado para reger este concerto.
Com solo do pianista premiado internacionalmente César Birschner Lira e coro sinfônico de 30 vozes, o programa conta com um repertório temático à Semana da Pátria, com execução de hinos do Brasil, além de obras clássicas que contemplam o tema civismo.
O maestro exemplifica as diferenças de um concerto tradicional e um didático. “O concerto didático foi pensado com uma margem para conversa com o público. Nela, se explica um pouco sobre a orquestra, os instrumentos e também sobre o repertório tocado no concerto. Quando são alunos, a intenção é gerar uma interação entre esses estudantes e a música de forma mais efetiva”, explica.
Escolas e colégios das redes municipal, estadual e particular foram convidados a prestigiar o concerto cívico. Ao todo, serão cerca de 3.500 estudantes que acompanharão as apresentações didáticas.. Os dados são da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG).
“Tenho a oportunidade de mostrar para eles desde cedo como as obras são construídas, qual sua importância e o porquê de elas serem tocadas até hoje. Você forma uma plateia, pessoas que no futuro poderão estar nos teatros e usufruir dessas obras de arte, que são patrimônio da humanidade”, conclui Trefzger.
Acessibilidade
No dia 4, o público poderá acompanhar o ensaio didático, às 10h, com a presença de um intérprete de libras e audiodescrição, levando a música a pessoas com deficiência. O maestro afirma que “essa é uma maneira de incluir mais pessoas no meio artístico, principalmente com a música, em que a linguagem é traduzida de uma forma que passe emoção”.
O Concerto Cívico é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.
Serviço:
Concerto Cívico com Orquestra Sinfônica do Paraná
03 de setembro, às 10h30 — para o público geral, acessível em libras e audiodescrição
04 de setembro, às 10h e às 14h — ensaio didático acessível em libras e audiodescrição e concerto dirigidos para estudantes da rede pública e privada de ensino
05 de setembro, às 10h e 14h – concertos para estudantes da rede pública e privada de ensino e comunidade geral
Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do concerto didático: aproximadamente uma hora
Programa
Hino Nacional Brasileiro;
Hino da Independência;
Hino à Bandeira;
Hino da Proclamação da República;
Carl Maria von Weber: Abertura Jubel Op. 59;
Louis Moreau Gottschalk: Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro;
Alexandre Guerra: Suíte Sinfônica Brasil Azul;
Bedrich Smetana: Minha Pátria (O Moldávia);
Lorenzo Fernandez: Batuque, Solista: César Birschner Lira (pianista).
Classificação: 7 anos