Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta Concerto Cívico neste domingo 30/08/2023 - 09:47

Com um vasto repertório de hinos pátrios, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no próximo domingo (3), às 10h30, no palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O Concerto Cívico será regido pelo maestro convidado Helder Trefzger e contará com a participação do solista César Birschner Lira (piano) e de um coro sinfônico.

No programa, estão o Hino Nacional Brasileiro; o Hino da Independência; o Hino à Bandeira; e o Hino da Proclamação da República. Haverá acessibilidade, com intérprete de libras e audiodescrição.

“Teremos ainda outras obras clássicas ligadas ao tema do civismo, como Suíte Sinfônica Brasil Azul, do compositor brasileir Alexandre Guerra, que é uma trilha sonora inspirada nas belezas da costa do país. Também teremos o célebre Batuque, obra responsável pela divulgação do nome do carioca Lorenzo Fernandez no panorama internacional. São variações sobre o tema do nosso hino nacional. Será um belo programa e aguardamos todos lá”, frisa Trefzger.

Os ingressos já estão à venda para o público geral, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Eles podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet.

A Orquestra Sinfônica do Paraná também irá performar a composição Abertura Jubel Op., de Weber; Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, do estadunidense Gottschalk; e Smetana, considerado o verdadeiro pai da escola tcheca, com Minha Pátria (O Moldávia).

Concerto para escolas

Na segunda (4) e terça-feira (5), o mesmo programa será apresentado a alunos de escolas públicas e particulares do Paraná, também no palco do Guairão, em alusão à Semana da Pátria.

Ao todo, a programação inclui um ensaio didático e três concertos, sendo que os concertos de terça (05) às 10h e às 14h também serão abertos à comunidade em geral, com entrada gratuita.

Conheça os convidados

Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo Estadual. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, a intensa agenda do corpo artístico já inclui mais de 50 maestros e se estima ter alcançado um público de milhão de pessoas.

O maestro convidado para este concerto, Helder Trefzger é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e já dirigiu, como convidado, algumas das principais filarmônicas brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Ele também foi regente da Orquestra Artave (Portugal), da Sinfônica de Monterrey (México) e da Filharmonia Opolska (Polônia).

O solista convidado, o pianista César Birschner Lira é detentor de vários prêmios em concursos nacionais e internacionais (Portugal, França, Inglaterra). Iniciou seus estudos no Espírito Santo e, posteriormente, fez sua conclusão no renomado Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Coleciona apresentações em grandes festivais, como La Folle Journée e no Oratoire du Louvre, e, em 2022, seu disco de música de câmara e de piano solo “Un Français à Rio”, lançado com o violinista Grégoire Girard, recebeu nota máxima pela crítica especializada na revista ‘Classica’.

O Concerto Cívico é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.

Concerto Cívico com Orquestra Sinfônica do Paraná

03 de setembro às 10h30 — para o público geral

04 de setembro às 10h e às 14h — ensaio didático e concerto dirigidos para estudantes da rede pública e privada de ensino

05 de setembro às 10h e 14h – concertos para estudantes da rede pública e privada de ensino e comunidade geral

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Hino Nacional Brasileiro;

Hino da Independência;

Hino à Bandeira;

Hino da Proclamação da República;

Carl Maria von Weber: Abertura Jubel Op. 59;

Louis Moreau Gottschalk: Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro;

Alexandre Guerra: Suíte Sinfônica Brasil Azul;

Bedrich Smetana: Minha Pátria (O Moldávia);

Lorenzo Fernandez: Batuque, Solista: César Birschner Lira (pianista).

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) para concerto de 03 de setembro. Entradas à venda na bilheteria do Teatro ou pela internet na plataforma Deubalada

Classificação: 7 anos