Histórico
Criado em dezembro de 1999, o G2 Cia. de Dança é formado por bailarinos que atuaram no Balé Teatro Guaíra e hoje unem técnica e maturidade artística na busca de novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea. Além de bailarinos, são também “intérpretes criadores”, seguindo uma linha de trabalho criado pela ex-diretora do BTG Carla Reinecke.
O espetáculo que lançou o G2 contou com a participação dos coreógrafos convidados Adriana Grechi (Instável Sonata) e Tuca Pinheiro (Pare! Pense! Faça Alguma Coisa!...). Na montagem seguinte foram acrescidos ao repertório Hysteria, de Júlio Mota, interpretada pela bailarina Carla D'Almeida, que recebeu o prêmio de Melhor Intérprete no Festival de Dança de Sttutgart, (Alemanha) por sua atuação neste solo, e ainda a coreografia rezooltado@g2.com.sensu.uau, criação coletiva dos bailarinos.
Em 2000, a originalidade e a qualidade da proposta do trabalho valeu ao G2 o Prêmio Estímulo da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por suas apresentações no Centro Cultural São Paulo. No ano seguinte, o grupo estreou ...de Passagem e 1 Corpo 4 Estudos.
Em 2002, a companhia apresentou O Tombo, coreografia de Júlio Mota que une dança, canto e técnica de escalada, num espetáculo que investiga o desequilíbrio das situações e dos movimentos. Apresentada em cidades do interior do Paraná e em Puerto Iguazu, Argentina, na abertura do Festival das Três Fronteiras, a coreografia se transformou em um dos maiores sucessos do G2.
Em 2003, o grupo apresentou O Vôo do Poeta, de Pedro Pires e em 2004, surgem duas novas coreografias Ritmove, de Júlio Mota e Solilóquio (preciso escrever uma carta), de Tuca Pinheiro. Para 2006 um novo espetáculo foi criado: Um Dia fora do Tempo, sob a direção de Maurício Vogue. Em 2007 foram apresentadas as coreografias “Leggo” de Júlio Mota e “Espécie em Extinção” coreografia da Jane Comfort resultado de um projeto de intercâmbio cultural chamado “Performance Americas".
Em 2008 surge o projeto Vitrine, criado por Rosemeri Rocha, e "Tudo Porque Chorei". No ano seguinte o G2 celebrou uma década de existência, se consolidando como a única companhia de bailarinos master do Brasil. Para marcar a data, o grupo apresenta “Faces” e “Portfólio”. Este último lança um olhar sobre o passado ao mesmo tempo que abre futuras possibilidades de projetos.
Em 2011, o G2 inicia uma parceria bem-sucedida com Cleide Piasecki, que cria os espetáculos Blow Elliot Benjamin e La Cena (2016)para o grupo, dois grandes sucessos de público e crítica. No enredo de Blow, 3 histórias que interligadas compõem uma lenda urbana que retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns com histórias incomuns.
Já La Cena conta a história de um grupo de empregados contratados para trabalhar na mansão do Sr. Stahlbaum, na preparação da festa de fim de ano, um momento que antecede a narrativa de O Quebra Nozes. Após alguns incidentes no local de trabalho, todos mergulham em um sono profundo o que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos.
Em 2019, para celebrar duas décadas de existência, o G2 fez uma grande turnê por capitais das regiões Sudeste e Nordeste, passando por locais como Natal, Recife e Vitória. No ano anterior, o grupo já havia feito apresentações do espetáculo La Cena em nove cidades paranaenses entre maio e julho.
Com o objetivo de aprofundar e aprimorar o processo de teatralização da dança que o G2 vem desenvolvendo ao longo dos anos, a direção do Teatro Guaíra convidou em 2023 o célebre diretor teatral Gabriel Villela para dirigir uma produção inédita do grupo. Assim surge o espetáculo GAG, inspirado no texto "Sobre o Teatro de Marionetes", de Heinrich Kleist. Uma fábula que ao discutir as características da marionete, propõe uma profunda reflexão sobre a graça, a beleza e a aparente perda da inocência do movimento humano. Em GAG o entrelaçamento da voz, da palavra e da dança criam cenas de drama e humor que se alternam e se complementam sempre com grande plasticidade e tom épico.
O trabalho de Villela nesta obra se assemelha ao de um hábil tecelão, que vai tecendo os elementos do espetáculo como se fossem fios de um elaborado tecido. Sua dramaturgia se estende por todos os elementos presentes neste trabalho, ecoando nos figurinos, adereços e cenografia e compondo uma visualidade ímpar capaz de transformar a percepção do espaço de atuação, que ora simula um teatro de feira, ora um teatro grego ou um picadeiro circense. Assim, Villela materializou poesia em forma de atuação teatral.
Em 2025, ano em que a G2 Cia de Dança completa 25 anos de trajetória, o diretor Andrei Moscheto foi convidado para dirigir um novo espetáculo para o grupo: "Gregor: uma odisseia patética". Uma comédia que narra a trajetória de vida de um cidadão comum, cheia de desafios e dificuldades e, ao mesmo tempo, repleta de humor e pitadas de poesia. Elementos capazes de emocionar, fazer pensar e, principalmente, provocar boas gargalhadas. Gregor é o primeiro espetáculo tipicamente cômico realizado pela G2 Cia de Dança. Assim, ele se torna um novo marco na história do grupo.
A dramaturgia de Moscheto é fortemente marcada pela expressividade, ritmos e dinâmicas típicas da comédia, e pelo timming do improviso. Seu estilo revela a influência de diferentes linguagens artísticas como o cinema e os quadrinhos. Ele constrói uma narrativa conduzida por personagens que realizam ações físicas exageradas, muitas vezes caricaturais, criando conflitos que são geralmente resolvidos de maneira absurda ou inesperada. Esses elementos são organizados com leveza, imprevisibilidade e um jogo cênico capaz não só de gerar humor, mas também de enternecer.
Com esses dois trabalhos a G2 Cia de Dança Teatro Guaíra celebra seu aniversário de 25 anos mostrando mais uma vez sua versatilidade e competência artística. E indica que está pronto para comemorar ainda muito mais aniversários. Parabéns, G2 Cia. de Dança!
Governo do Paraná
Carlos Massa Ratinho Júnior
Governador do Estado do Paraná
Darci Piana
Vice-governador do Estado do Paraná
Luciana Casagrande Pereira
Secretária de Cultura do Paraná
Elietti de Souza Vilela
Diretora de Cultura
Diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra
Cleverson Cavalheiro
Diretor Presidente
cleversoncavalheiro@cctg.pr.gov.br
(41) 3304-7903
Áldice Lopes
Diretor Artístico
aldicelopes@cctg.pr.gov.br
(41) 3304-7906
Renan Lucas Ferreira Mendes
Diretor Administrativo e Financeiro
renanmendes@cctg.pr.gov.br
(41) 3304-7905
Diretoria do Serviço Social Autônomo Palcoparaná
Aline Gonçalves Campos Assis
Diretora-presidente
Anna Paula Zétola
Diretora Artística
Ivan de Paula Souza
Diretor Administrativo e Financeiro
Carla Figueiredo
Procuradora Jurídica


