Balé Teatro Guaíra tem público recorde em 2019 20/12/2019 - 10:02

Carmen, um dos balés apresentados na Mostra de Repertório
Carmen, um dos balés apresentados na Mostra de Repertório

O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. O valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.

 

Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, esse é o resultado do compromisso do Governo do Estado com a cultura paranaense. "Tudo o que planejamos em 2019 foi baseado na premissa de democratizar o acesso, garantir que todos no Estado se sentissem parte dessa comemoração de 50 anos do BTG. Houve um esforço muito amplo para mostrar aos cidadãos que a nossa razão de ser é o público. E esses dados mostram que a população comprou nossa ideia e participou ativamente dessa celebração", diz.

 

50 anos

Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra. Foram apresentados os seguintes balés: A Sagração da Primavera, com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, Carmen e O Segundo Sopro, conhecido carinhosamente pelo público como balé das águas. Houve ainda uma homenagem para O Grande Circo Místico.

Foram apresentados os seguintes trechos do espetáculo: a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original. Esse repertório foi escolhido por ser o mais icônico da história da companhia. O Circo foi criado por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho no Rio de Janeiro.

Ao todo, foram mais de 20 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 10 mil km percorridos e 6 meses de planejamento. O cinquentenário do BTG é um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.

 

Cena de O Segundo Sopro, coreografia de 1999 de Roseli Rodrigues
Cena de O Segundo Sopro, coreografia de 1999 de Roseli Rodrigues

 

 

A Sagração de Primavera, coreografia de 2012
A Sagração de Primavera, coreografia de 2012

Homenagem Assembleia Legislativa do Paraná

 

No dia 16 de julho, o Balé Teatro Guaíra foi homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, afirma que a sessão solene na ALEP foi um marco na celebração do cinquentenário do BTG. “O Balé Teatro Guaíra é uma companhia pública que está entre três principais cias de dança do país. Esse fato precisa ser festejado com nossos representantes políticos porque mostra o comprometimento do Paraná com a Arte”.

Monica lembra que os deputados estaduais tiveram papel fundamental na reestruturação dos cargos do CCTG e criação do PalcoParaná, o que possibilitou a contratação regular de bailarinos e músicos e da equipe técnica.

 

Exposição fotos e figurinos

 

Ainda dentro da programação do cinquentenário, aconteceram exposições com fotos e figurinos sobre os 50 anos do Balé Teatro Guaíra em todos os dias de espetáculos, seja em Curitiba, seja no restante do Paraná. Foram selecionadas 300 imagens que ajudam a contar a história da terceira companhia mais antiga do país. Momentos marcantes como a primeira turma de bailarinos, a estreia de Ana Botafogo como solista e O Grande Circo Místico estão representados. Além disso, há o registro de sucessos recentes como O Lago dos Cisnes e Carmen. No mês de setembro, essa exposição também ocorreu na Biblioteca Pública do Paraná.

A seleção foi feita pela equipe do CCTG. O primeiro processo foi avaliar todas as imagens do acervo do BTG, com mais de 2 mil fotos. A partir de então, a equipe fez uma triagem por décadas e selecionou registros que sintetizassem momentos significativos da companhia.

 

BTG homenageou O Grande Místicos em 2019
BTG homenageou O Grande Místicos em 2019

 

Veja o público do BTG desde 2011:

 

2011 - 9.610

2012 - 15.318

2013 - 17.185

2014 - 24.474

2015 - 34.269

2016 - 20.373

2017 - 10.694

2018 - 32.900

2019 - 39.594

GALERIA DE IMAGENS