Balé Teatro Guaíra fez turnê nacional e estadual em 2019 20/12/2019 - 09:49

Turnê pelo Paraná

O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019. A companhia apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história e depois passou por Campo Mourão (24/05), Cascavel (31/05), Maringá (07/06), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07), Foz do Iguaçu (02/08) e Londrina (03/10). 

Já no início do planejamento das ações do cinquentenário a direção do Centro Cultural Teatro Guaíra incluiu viagens pelo Paraná. “O BTG é um patrimônio do estado e a comemoração não seria completa se a companhia não estivesse junto aos paranaenses”, diz Monica Rischbieter, diretora-presidente do CCTG.

Bailarina Clarissa Cappellari em cena de O Segundo Sopro
Bailarina Clarissa Cappellari em cena de O Segundo Sopro
Em todas as cidades da turnê 2019 do BTG foram realizadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade
Em todas as cidades da turnê 2019 do BTG foram realizadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade

Oficinas Técnicas e Artísticas

Além das apresentações, em todas as cidades ocorreram oficinas técnicas e artísticas gratuitas para a população. A oficina técnica teve carga horária de 30 horas e abordou temas como iluminação e sonorização. A metodologia foi criada pelos profissionais do Teatro Guaíra.

Já a oficina artística teve 9 horas de carga horária e foi composta por aulas de balé e aprendizagem de parte da coreografia de Carmen. As atividades aconteceram nos dias que antecederam os espetáculos. Os alunos receberam ao final do curso um certificado de participação chancelado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

 

A descentralização da cultura é um compromisso do Governo do Paraná. A criação de oficinas se insere na diretriz da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura de democratização do acesso. “O Teatro Guaíra é reconhecido nacionalmente por sua excelência. Tivemos a oportunidade de levar essa expertise para a população do Paraná”, diz Monica.

 

Outros estados

 

O Balé Teatro Guaíra apresentou Carmen no mês de junho em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN).

Em agosto, o BTG foi convidado para se apresentar no MASP, em São Paulo, durante a Semana Paulista de Dança. Lá o grupo dançou Trânsito, da coreógrafa baiana Ana Vitória, que estreou em 2001 e teve como base uma pesquisa musical realizada pelo pianista, arranjador e compositor Cláudio Dauelsberg, criada especialmente para o Balé Teatro Guaíra.

Em outubro, o BTG se apresentou em Jaraguá do Sul (SC) e Uberlândia (MG), onde abriu o 27º Festival de Dança do Triângulo

Carmen, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni
Carmen, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni

 

GALERIA DE IMAGENS