Memorial
Memorial - Centro Cultural Teatro Guaíra

Ignacy Jan Paderewski foi um compositor, pianista, ator, ativista, poliglota e orador nascido no ano de 1860. Começa sua desparada artística após uma sequência de acontecimentos trágicos occoridos em sua infância e no inicio de sua vida adulta. Tem como seu tutor Theodor Leschetizky, e aos 24 anos trabalha para aperfeiçoar sua técnica nos palcos, enquanto sua carreira cresce cada vez mais. Por onde passava, era seguido por legiões de admiradores, com enorme fama, principalmente entre o público estado-unidense.
Sua trajetória política se deu através do meio filantrópico, a partir de 1910 quando já era afluente doava para inúmeras causas, variando de bolsas para jovens músicos até orfãos polanêses. O inicio da Primeira Guerra Mundial o proveu com a oportunidade necessária para pressionar a demanda de uma Polônia independente. Em 1919, é declarado o novo Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores do país, posição na qual assinou o Tratado de Versalhes, responsável por encerrar a Primeira Guerra Mundial.
Em 1921, após se resignar de todos os seus cargos, passou um tempo aposentado até que, em 1923 volta com uma tour. Entretanto, não abandona suas raízes filantrópicas, fazendo diversas doações para caridades regularmente. Atua também no longa Moonlight Sonata sendo sí mesmo, com novamente uma performance que prova seu talento e versatilidade.
Um músico e filantrópico em coração, que contribuiu não só na revolução política, como também compôs e conduziu os arranjos que iluminariam um século de mudanças. Seu busto pode ser encontrado no Teatro Guaíra, presente datado em homenagem a essa grande figura.

Procópio Ferreira foi um dos mais importantes e influentes artistas do teatro brasileiro. Nascido em São Paulo em 1898, ele iniciou sua carreira como ator, diretor, produtor teatral e dramaturgo na década de 1920 e tornou-se um dos grandes nomes do teatro brasileiro nas décadas seguintes.
Uma de suas principais conquistas foi a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948, em parceria com Franco Zampari e Abílio Pereira de Almeida. O TBC revolucionou o teatro brasileiro ao apresentar peças de autores consagrados como Nelson Rodrigues, Anouilh, Molière e Shakespeare, além de produzir novos autores e peças originais.
Maior sucesso teatral de Procópio foi sua participação no espetáculo Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, o qual viajou por todo o país e o exterior se apresentando inúmeras vezes para os mais diversos públicos. Tendo interpretado mais de 500 personagens em mais de 450 espetáculos, contribuíu significativamente para a modernização da cena teatral brasileira.
Procópio Ferreira também é lembrado por seu trabalho como professor de teatro, tendo sido um dos fundadores da Escola de Arte Dramática de São Paulo, em 1948.
Em sumo, Procópio Ferreira foi uma figura indispensável na história do teatro brasileiro, desenvolvendo o mundo do circo-teatro, da comédia e do cinema. Suas conquistas e legado continuam a influenciar e inspirar artistas brasileiros até os dias de hoje, tendo passado seu talento para sua amada filha, uma das maiores atrizes e diretoras brasileira, Bibi Ferreira. Uma linhagem familiar que mudou e continua transformando a arte no país.



Bento Munhoz da Rocha Neto foi um importante político e empresário brasileiro que nasceu em 9 de outubro de 1905, em Curitiba, Paraná, e faleceu em 19 de outubro de 1978, na mesma cidade. Ele teve uma carreira de destaque tanto na política quanto nos negócios, e suas conquistas são muitas e variadas.
Na política, Bento Munhoz da Rocha Neto teve uma longa carreira como deputado estadual, federal e senador. Durante sua carreira política desempenhou um papel importante na defesa dos interesses do Paraná e foi responsável por muitas obras e projetos importantes no estado, incluindo a construção da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai.
Além disso, Bento Munhoz da Rocha Neto foi um defensor da cultura e do patrimônio histórico do Paraná. Todos os projetos de criação do Museu Paranaense, da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra em Curitiba, foram concebidos durante seu mandato como governador.
Dessa forma, Bento Munhoz da Rocha Neto foi um político e empresário que deixou um legado importante no desenvolvimento do Paraná. Suas conquistas incluem a defesa dos interesses do estado no Congresso Nacional, a criação de empresas e instituições de ensino, a preservação da cultura e do patrimônio histórico e o fomento ao desenvolvimento econômico do estado.


Paschoal Carlos Magno foi uma importante figura da cultura brasileira no século XX, tendo desempenhado um papel fundamental na criação e promoção do teatro brasileiro moderno.
Após diversas conquistas, inaugura em 1938 o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), que se dedica a montagens nacionais e internacionais, tendo Hamlet, de William Shakespeare como seu ponto alto de aclamação.
Além disso, Paschoal Carlos Magno foi um defensor incansável do teatro como forma de expressão artística e política, e atuou como diretor, produtor, autor e promotor cultural ao longo de sua carreira.
Inaugurou também o Teatro Duse, durante seu mandato como vereador, sendo o primeiro teatro-laboratório do Brasil; o primeiro Festival Nacional do Teatro de Estudantes, edição que reuniu 800 estudantes e passou por diversas cidades; e ademais, a Aldeia do Arcozelo inaugurada em 1965, tornando-se o maior complexo cultural da América do Sul, e projetado para ser um refúgio e centro de treinamento para diferentes artes.
Dessa maneira, Paschoal Carlos Magno deixou um importantíssimo legado para a cultura brasileira, contribuindo para a criação e consolidação de um teatro brasileiro moderno e para a promoção da democratização da cultura no país.

Rubens Meister foi um importante empresário e líder industrial brasileiro que nasceu em 29 de junho de 1924 em Curitiba, Paraná, e faleceu em 30 de agosto de 2012, na mesma cidade. Sua importância e conquistas são muitas e variadas. Foi o primeiro que introduziu a capital paranaense na cena de arquitetura moderna no país, até hoje tendo dificuldade de reconhecimento num âmbito nacional, sendo mitas vezes considerado um profissional de arquitetura regional.
O projeto arquitetônico do atual Teatro Guaíra é do engenheiro Rubens Meister (1922 – 2009), um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná e um dos responsáveis pela implantação do curso de Arquitetura na UFPR, em 1962. Rubens Meister é também autor de prédios importantes como o Panteão dos Heróis da Lapa (1943), o Auditório da Reitoria UFPR (1956), o Centro Politécnico (1956), o Edifício Barão do Rio Branco (1958), a Prefeitura Municipal de Curitiba (1969), a Estação Rodoferroviária de Curitiba (1976), o Centro de Atividades do SESC da Esquina (1985) e a restauração do Palácio Avenida (1990).
Apesar da falta de condecoração pelas escolas de Arquitetura e Urbanismo, seus mais de 400 projetos exemplificam seu talento na profissão, um desses exemplos é seu trabalho na concepção do Teatro Guaira. A caixa de palco precisava ser mais alta, e sua solução gênial para o problema, foi a inserção da reconhecida parábola, ponto curvo mais alto do teatro, o mesmo que pode ser visto a grandes distãncias.
Rubens Meister também foi um grande empreendedor e fundador de diversas empresas de sucesso, principalmente no setor da construção civil. Ele fundou a empresa Meister, que se tornou uma das maiores construtoras do Paraná e participou de grandes projetos de infraestrutura no estado e em outras regiões do Brasil.
Em resumo, Rubens Meister foi um líder empresarial e industrial de grande importância para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Suas conquistas incluem a defesa dos interesses da indústria, a criação de empresas e instituições de ensino, a promoção do comércio internacional e o fomento à cultura e à educação.




Armando Maranhão nasceu em Caxias, em 18 de junho de 1929. Em 1947, foi para o Rio de Janeiro, a convite de seu tio, João Castelo Branco. Inscreveu-se, em conjunto de mais oito alunos, no curso de Belas Artes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná para cursar Pintura e Escultura.
Desse momento a diante,pela duração de 20 anos, exerce a função de desenhista no Instituto de Geografia Terras e Colonização do Paraná. E ao mesmo temo, inicia sua jornada artística externa quando em 1948, já havia fundado junto a colegas (Glauco Flores de Sá Brito e Lauro Gonçalves), o Teatro de Estudantes do Paraná (TEP).
É então, em 1963 que Maranhão se junta a na época, Fundação Teatro Guaíra, para expandir seu universo artístico/teatral. Conforme seu pedido, a Fundação inaugura o Curso Permanente de Teatro (CPT), para qual ele leciona cenografia em seu primeiro ano, além de ser o coordenador e professor da História de Teatro Universal do Brasil e Dramaturgia. No mesmo ano com seu grupo de teatro oficializado, Armando é convidado para fazer parte do Teatro de Comédias do Paraná.
No ano de 1984, com o centenário do Teatro Guaíra, é declarado o responsável pela fundação do Setor de preservação e Memória do Teatro Guaíra. Já em 1990, utiliza de sua experiência e formação como desenhista e lança o livro Caricaturas-Teatro, obra que reuniu grandes nomes da cena teatral com qual o mesmo possuia laços de amizade.
Três anos antes de seu falecimento, recebe do Centro Cultural teatro Guaíra uma medalha comemorativa por conta dos 50 anos da inauguração do Auditório Salvador de Ferrante (Conhecido como Guairinha), num evento que homenageava as grandes influências teatrais espalhadas pelo Paraná. Uma estátuan de seu busto se encontra no piso inferior esquerdo da entrada do Guairão.
Caxiense declarado Cidadão Honorário de Curitiba em 1988, foi um homem que se dedicou a arte no estado e além; aquele que por seus esforços teve a honra de receber o Prêmio Especial do Troféu Gralha Azul; e o mesmo que ao se dedicar aos paranaenses disse que conseguira realizar tudo que desejava, nada mais que criar o teatro no Paraná.