Zé Celso: ícone revolucionário da dramaturgia brasileira 06/07/2023 - 14:16

O Centro Cultural Teatro Guaíra lamenta o falecimento do dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Correa, carinhosamente chamado de Zé Celso, aos 87 anos, na manhã desta quinta-feira (6). 

Zé Celso revolucionou as artes cênicas no Brasil. Sua vida é uma história de amor aos palcos: criador do icônico Teatro Oficina, em São Paulo, o dramaturgo dedicou mais de seis décadas à companhia, sempre buscando a inovação e a criatividade em suas produções que transcenderam os limites do teatro.

“Zé Celso foi um militante das artes e da política. Ele transformou a arte brasileira com o Teatro Oficina”, sublinha Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, que trabalhou com o dramaturgo em 1991, durante o Festival de Teatro de Curitiba. “Zé Celso veio para a capital com o espetáculo “As Criadas”, de Jean Genet, que ele dirigiu e também esteve em cena. Tive o prazer de conviver com ele durante a produção desse espetáculo. Foi um momento de muito aprendizado, muita poesia e conversas”, relembra Lopes.  

Prestamos nossas condolências à família, aos amigos, aos membros do Teatro Oficina e a toda a comunidade artística e admiradora do trabalho do dramaturgo. Que o legado de Zé Celso para a dramaturgia brasileira continue sempre vivo e siga inspirando muitas gerações de artistas.