Veja como foi a produção do vídeo O Trenzinho Caipira 05/05/2020 - 17:19

A Orquestra Sinfônica do Paraná estreou em suas mídias digitais um concerto diretamente da casa dos músicos, tocando o conhecido “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos. A produção foi sucesso nas redes sociais e já obteve quase 50 mil visualizações. A ação foi uma parceria do Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra, PalcoParaná e Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

Veja O Trenzinho Caipira

O músico Leonardo Gorosito conta que a OSP sentiu necessidade de seguir atuando no cenário cultural mesmo com a pandemia do Coronavírus. Depois de fazer vídeos e playlists para redes sociais, surgiu a ideia de fazer um concerto conjunto, com os músicos participando de duas casas. “Foi unanimidade escolher um compositor brasileiro, para criar maior identificação com o público. Certamente a letra de O Trenzinho tem muito a ver com o momento que estamos vivendo agora. Estamos caminhando para um lugar que não sabemos onde vai dar, mas o mais importante é que estamos todos juntos nesse ‘trem’, não importa o que venha no futuro”.

Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra, explica que as ações desenvolvidas pelo Teatro nessa quarentena seguem a orientação do Governo do Estado de promover o acesso à cultura. “É um princípio que temos desde o início da gestão, então houve só uma adaptação para o mundo virtual. Faz parte do nosso DNA estar ligado ao público, que é nossa razão de existir, então os corpos artísticos começaram a planejar ações nas redes sociais para manter esse vínculo”, diz. Ainda assim, ela conta que a equipe se surpreendeu com o tamanho da repercussão. “A gente esperava uma resposta positiva do público, mas foi muito melhor do que a gente estimou. É a prova de que o Governo do Estado segue no caminho certo”, finaliza.

A obra

Segundo a OSP, Villa-Lobos, um compositor reconhecido por suas junções do erudito ao popular, não poderia ter sido uma escolha melhor. Tal qual o trenzinho vai em sua música, a sociedade segue em busca de dias melhores e a música é uma inspiração para as pessoas seguirem fortes.

Com uma melodia simples e uma orquestração impactante a música foi escolhida por nos lembrar dos tempos mais simples que tanto a sociedade deseja hoje. Por fim, seguindo a tradição de junção de dois mundos proposta por Villa-Lobos, a artista curitibana Uyara Torrente, vocalista d’A Banda Mais Bonita da Cidade, foi convidada para cantar a consagrada letra de Ferreira Gullar.

Com a suspensão das atividades no Teatro Guaíra, a rotina dos músicos foi profundamente afetada. Acostumados com a prática constante, o vídeo foi uma forma que os músicos encontraram de seguir reunidos ainda que separados fisicamente, mantendo a rotina que leva a unidade e podendo atingir o público onde quer que ele esteja.

OSP

Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná vem apresentando uma história de talento e dedicação à música. Teve Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Iniciou seus trabalhos com 61 músicos selecionados através de concurso nacional.  Hoje contabiliza mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado.

Veja vídeo da TV Paraná Turismo sobre a produção de O Trenzinho Caipira