"Tom na Fazenda" no Guairinha: sucesso internacional completa oito anos em cartaz 02/09/2025 - 15:38

Uma das peças mais aplaudidas e premiadas desde sua estreia em 2017, Tom na Fazenda retorna ao Brasil depois de uma elogiada turnê por 27 cidades na França, Bélgica e Suíça, e terá seis apresentações em Curitiba, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Com idealização e atuação de Armando Babaioff e direção de Rodrigo Portella, o espetáculo já foi assistido por mais de 70 mil pessoas e chega agora ao renomado Teatro Guaíra.

No elenco, nomes como Denise Del Vecchio, Iano Salomão, Camila Nhary e o próprio Babaioff dão vida a um drama intenso e profundamente atual, que aborda temas como homofobia, patriarcado e as complexas relações familiares. Com uma encenação potente, envolvente e marcada por alto rigor artístico, Tom na Fazenda emociona, provoca e cativa o público por onde passa.

Tom na Fazenda é baseada na obra "Tom à la Farme", do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan. Michel Marc Bouchard, autor da obra original, sintetiza a essência do espetáculo em uma frase poderosa: "homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar". Esta citação resume a dor e os conflitos internos vividos não só pelo personagem central, Tom, mas por diversos jovens, diariamente, em todos os lugares.

Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar na casa, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar de sua existência e tampouco sabia que o próprio filho era gay e para piorar: descobre que ela está a espera de Helen (Camila Nhary), a "namorada" do seu filho morto. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão do falecido (Iano Salomão), estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós e traz o problema para dentro das casas, para o núcleo familiar mais íntimo, que todos nós conhecemos”, acredita o diretor.

Atualmente em turnê pelo Brasil, Tom na Fazenda se prepara para participar de um dos maiores festivais de teatro do mundo, o Festival de Edimburgo, em 2025.

SOBRE MICHEL MARC BOUCHARD (autor) Michel Marc Bouchard nasceu em Saint-Coeur-de-Marie, em Quebec, no Canadá. Formado em teatro pela Universidade de Ottawa, fez sua estreia profissional como dramaturgo em 1983 com Contre-nature de Chrysippe Tanguay, Écologist, e, desde então, escreveu mais de 25 peças que foram traduzidas em diversas línguas e apresentadas em muitos países e festivais. Bouchard foi condecorado Cavaleiro da Ordem Nacional de Quebec, em 2012.

SOBRE ARMANDO BABAIOFF (idealizador, tradutor e ator) - Formado pela escola Estadual de Teatro Martins Pena e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) em Artes Cênicas. Com uma vasta carreira no audiovisual e produzindo os próprios trabalhos desde 2009, em 2017, Babaioff estreia seu projeto de maior sucesso, Tom na Fazenda, que lhe rendeu diversos prêmios de melhor ator e melhor espetáculo, entre eles o APCA SP e o Prix de la Critique de melhor espetáculo em Montreal. Em 2022, acreditando na qualidade artística do projeto aliado à urgência do discurso e a criatividade de artistas brasileiros, cria a produtora "Quadrovivo" com o desafio de internacionalizar o espetáculo Tom na Fazenda.

SOBRE RODRIGO PORTELLA (diretor) - Artista cênico nascido no interior do Brasil, diretor teatral, iluminador e dramaturgo com 45 anos de idade e 30 anos de carreira, Rodrigo Portella é hoje um dos diretores mais reconhecidos da cena teatral brasileira. Escreveu 12 peças teatrais e dirigiu outras 40 obras de teatro. Rodrigo é bacharel e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado em andamento. Suas obras ocuparam os principais espaços culturais de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo; e participaram da programação dos maiores festivais de teatro do país, circulando em mais de 90 cidades no Brasil, Argentina, Equador, Chile , França, Alemanha e Canadá. Atualmente vive em Barcelona, é professor do curso superior do Instituto Cal de Arte e Cultura.

Serviço:
Datas:
11 a 16 de setembro (quinta a terça-feira)
Dias de semana e sábado, às 20h30
Domingo, às 19h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) - Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 120 minutos
Classificação: 18 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos: R$ 130 (inteira) | R$ 65 (meia-entrada)
Venda de ingressos: Sympla

Informação:

Ficha Técnica:
Texto:
Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff - Quadro Vivo
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão, Camila Nhary
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Operação de luz: Tiago d'Avila
Contrarregra: Thiago Katona
Figurino: Bruno Perlatto
Direção Musical: Marcello H.
Secretaria Executiva: Dalila Tardelli
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Comunicação e Marketing: Victor Novaes
Idealização: Armando Babaiof

Indicações e Prêmios: 
- Prêmio Aplauso Brasil 2019 (5 indicações): Iluminação (Tomás Ribas), Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard) e Espetáculo Independente.
- Espetáculo vencedor do Prêmio APCA 2019 na categoria teatro.
- Espetáculo vencedor do prêmio de melhor espetáculo estrangeiro da Associação de Críticos de Teatro de Québec.
- 30º Prêmio Shell de Teatro (5 indicações): Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Cenografia (Aurora dos Campos) e Música (Marcelo H.). Espetáculo vencedor em duas categorias: Direção (Rodrigo Portella) e Ator (Gustavo Vaz).
- 5º Prêmio Cesgranrio de Teatro (7 indicações): Direção, Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Cenário (Aurora dos Campos), Iluminação (Tomás Ribas), Espetáculo e Especial (Lu Brites, pela preparação corporal). Espetáculo vencedor em três categorias: Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz) e Cenografia (Aurora dos Campos).
- 6º Prêmio Botequim Cultural (10 indicações): Direção, Espetáculo, Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard e Camila Nhary), Figurino (Bruno Perlatto), Cenografia (Aurora dos Campos), Iluminação (Tomás Ribas) e Música (Marcello H). Espetáculo vencedor em sete categorias: Melhor Espetáculo, Direção (Rodrigo Portella), Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard) eCenografia (Aurora dos Campos) e Iluminação (Tomás Ribas).
- 12º Prêmio APTR (6 indicações): Espetáculo, Produção, Direção, Ator (Armando Babaioff e Gustavo Vaz), Iluminação (Tomás Ribas) e Cenografia (Aurora dos Campos). Vencedor na categoria Melhor Espetáculo.
- Espetáculo vencedor do 7º Prêmio Questão de Crítica.
- Prêmio Cenym de Teatro Nacional (17): Espetáculo, Direção, Ator (A. Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Camila Nhary e Kelzy Ecard), Texto Adaptado, Qualidade Artística, Qualidade Técnica, Elenco, Preparação Corporal (Lu Brites), Iluminação, Cenário, Montagem, Cartaz ou Programação Visual (Bruno Dante), Fotografia de Publicidade (José Limongi, Renato Mangolin e Ricardo Brajtman) e Trilha Sonora (Marcello H). Espetáculo vencedor em oito categorias:Espetáculo, Direção, Ator (Armando Babaioff), Ator Coadjuvante (Gustavo Vaz), Atriz Coadjuvante (Kelzy Ecard),Qualidade Artística, Montagem e Preparação Corporal (Lu Brites).

GALERIA DE IMAGENS