Toledo e Dois Vizinhos recebem Balé Teatro Guaíra neste fim de semana 16/05/2023 - 18:10

O Balé Teatro Guaíra se apresenta nesta sexta-feira (19) no Teatro Municipal de Toledo, no Oeste do Estado, e no domingo (21) no Centro Cultural Arte e Vida, de Dois Vizinhos, no Sudoeste, com os espetáculos “Piá”, de Alex Soares, e “V.I.C.A”, de Liliane de Grammont”. As apresentações são gratuitas, abertas ao público em geral e com entrega antecipada de ingressos nos locais.

Em Toledo, além da apresentação, o Balé Guaíra também recebe alunos de escolas públicas do município para um ensaio didático na tarde do dia 19, com a ideia de integrar os jovens estudantes no universo da dança e estimular a formação de novas plateias. Esse ensaio, assim como o espetáculo da noite, será acessível em libras e audiodescrição.

“A importância do Balé Teatro Guaíra percorrer os municípios é a troca e o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões, e ainda despertar o interesse pela arte e a cultura entre todas as idades”, afirma o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

Na sequência, a companhia segue para a região Norte: Apucarana (26), às 20 horas, no Cine Teatro Fênix; e Arapongas (28), 18 horas, no Cine Teatro Mauá.

MOSTRA DE DANÇA 2023 - As apresentações fazem parte da programação da Mostra Paranaense de Dança 2023, organizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG).

Com seletivas para escolas de dança, bailarinos e bailarinas no formato de espetáculos ao público, e com a presença de uma banca de avaliadores, serão selecionados nos dias 20, às 20h, e 21, às 18h, em Toledo, os trabalhos que farão parte da mostra final, de 9 a 11 de junho, no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), em Curitiba.

ESPETÁCULOS – “V.I.C.A” é o acrônimo que dá título à peça do Balé Teatro Guaíra – significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia da Covid-19.

“PIÁ” destaca um dos traços que mais define o brasileiro: a mestiçagem, no melhor sentido do tão sonhado Brasil, que se une e se define a partir das diferenças. Piá, por definição são os filhos de etnia indígena ou mestiços de brancos com índios, mas só em Curitiba as pessoas chamam-se carinhosamente, umas às outras, de “piá”. Nenhuma outra cidade do Brasil adotou o termo, que não se trata de uma gíria. De origem tupi-guarani, “piá” era a forma utilizada pelas mães indígenas para chamar carinhosamente seus filhos e filhas e significa “coração”.

Balé Teatro Guaíra com as coreografias “V.I.C.A./Piá”:

Toledo - 19 de maio - Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2.626 - Vila Industrial), às 20h.
Evento gratuito: ingressos antecipados na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, de terça a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, dia 19/05, na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 19h.
* Acessível em libras e audiodescrição

Dois Vizinhos - 21 de maio - Centro Cultural Arte e Vida (Av. Dedi Barichello Montagner, 19), às 18h.
Evento gratuito: ingressos antecipados no Departamento de Cultura, de terça a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e no Centro Cultural Arte e Vida no domingo, 21/05, a partir das 17h.

Seletiva da Mostra:

Toledo – Teatro Municipal, dia 20 às 20h, e dia 21 às 18h.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10, a venda na bilheteria do Teatro a partir de 2h do início de cada espetáculo.