Teatro Zé Maria terá musical com canções de Chico César no Dia das Crianças 05/10/2023 - 14:29

O espetáculo "Papagaio" é um musical infantojuvenil que desafia as convenções dos contos de fadas de modo que a narrativa tradicional é virada de cabeça para baixo por uma trupe muito peculiar de artistas. O encontro com crianças e adultos está marcado para o feriado do Dia das crianças (12 de outubro) no Teatro Zé Maria, com sessões às 16 horas e às 19 horas.

Por meio de bichos esquisitos, reis, madrastas, princesas e um príncipe encantado em um papagaio, a trupe do Nanna Núcleo de Criação guia o público por um labirinto de histórias entrelaçadas, onde a personagem quer sair do papel de mocinha e se tornar narradora da sua própria história. A disputa de narrativas se transforma em uma comédia de cheia de reviravoltas.

“É ‘Papagaio’ porque sabe voar. O espetáculo nos lembra da magia e da imprevisibilidade que envolvem a arte de contar histórias”, define a diretora, atriz e bailarina baiana Nanna Mercury. que assume a direção artística e coreográfica da versão curitibana.

O espetáculo mistura música, teatro e expressões artísticas vibrantes e únicas, trazendo versões de contos clássicos presentes no imaginário das crianças de forma inusitada, com personagens femininas fortes e doses saudáveis de confusão e inventividade.

O texto é da dramaturga baiana Cacilda Povoas e as músicas originais do prestigiado compositor paraibano Chico César. A direção musical é de Rosane Jorge e o elenco conta com treze atores, cantores, músicos, bailarinos e acrobatas, que fazem parte do Nanna Núcleo de Criação, criado por Nanna Mercury para realizar novos projetos culturais originais em Curitiba e, futuramente levar também para todo o Brasil.

Saiba mais
O texto original foi escrito a partir de cinco contos de autores conhecidos como Ítalo Calvino, Ângela Cárter; e Câmara Cascudo. Todos os contos são versões da mesma história que, assim como um telefone sem fio, foram passadas de geração em geração, de boca em boca, e acabaram se transformando.

A brincadeira do espetáculo Papagaio é justamente essa. Com uma narração cantada, muita interpretação, e dança, a história vai sendo contada de várias formas de acordo com as diferentes visões dos personagens. “É uma grande alegria saber que Papagaio está inspirando novos atores e atrizes! Espero que este elenco se divirta com o espetáculo e contagie o público com essa história de contar história”, comemora a dramaturga Cacilda Povoas.

De acordo com Chico César, compositor da trilha original do Papagaio e de grandes sucessos brasileiros como “Mama África”, “Estado de Poesia” e “A Primeira Vista”, é gratificante levar um trabalho originalmente nordestino para o Sul do Brasil e ver que está nas mãos de um elenco tão apaixonado por disseminar arte como esse.

O projeto, em suas mãos desde 2015, esperava o momento certo com as pessoas certas para tirar do papel. “É a realização de um sonho montar esse espetáculo. Estou muito feliz por trazer ao palco o resultado de um trabalho de laboratório e experimentação com o Nanna Núcleo de Criação e eu amo as músicas originais de Chico César e adoro como Cacilda deu voz a diferentes personagens femininas que são heroínas e narradoras da sua própria história, é Papagaio, porque sabe voar”, conclui a diretora Nanna Mercury.

Serviço:
“Papagaio”
Data: 12 de outubro
Horário: 16h e 19h
Local: Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 665, São Francisco, Curitiba/PR
Valor ingresso: R$ 60,00 / R$ 30,00
Meia entrada para estudantes, professores e idosos e demais categorias por lei.
Ingressos: vendas no site Serra Verde Express

FICHA TÉCNICA: