Teatro José Maria Santos traz “tragicomédia linkedinesca” em cartaz até dia 26 13/11/2023 - 14:53

A peça “Temporada de Caça – uma tragicomédia distópica linkedinesca” tem um nome complexo, mas um enredo que parte de uma situação muito comum: um grupo de candidatos selecionados pelo RH de uma empresa disputa uma vaga muito importante. O espetáculo, com direção do mineiro Vinícius de Souza e texto do paranaense Dimis, integra a terceira etapa do Projeto Cambio, da Minha Nossa Cia de Teatro. A estreia é no feriado de 15 de novembro, às 20 horas, com sessão em Libras, no Teatro José Maria Santos. As apresentações são gratuitas e seguem até dia 26.

O grupo é selecionado pelo RH de uma empresa confidencial. Dois complacentes recrutadores avaliam as habilidades do grupo por infindáveis entrevistas e dinâmicas coletivas que testam as habilidades de cada candidato e sua dedicação à empresa desconhecida em etapas infindáveis, que se prolongam por anos no futuro. A cada novo passo, a relação de poder entre os envolvidos se torna mais e mais invasiva: mídias sociais são vasculhadas, opiniões se tornam perigosas e todos precisam provar sua devoção para sobreviver à temporada de caça.

O Projeto Cambio iniciou com a montagem de Primavera Leste em 2016, com texto do fluminense Diogo Liberano e direção de Dimis e na sequência O Leão no Aquário em 2017, com texto de Vinícius de Souza e direção de Diogo Liberano, intercambiando dramaturgia e direção dos três artistas convidados com a companhia.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em cena
As cenas são apresentadas como pílulas, breves e dinâmicas. A encenação utiliza o cenário fazendo um jogo espacial, proporcionando ao espectador ter a cada cena, um olhar de um ângulo diferente da sala de recrutamento e do grupo com o passar do tempo. O minimalismo cênico dá foco às interpretações e construções das personagens.

O jogo entre cenografia e iluminação de Temporada de Caça, pesquisa proposta desde a criação de O Leão no Aquário, expõe não somente o ambiente de repartição empresarial, de luz branca fria com placas de PS leitoso translúcido, como também as relações de poder que se constroem e se estabelecem entre recrutadores e candidatos em uma sala de treinamento corporativo.

A cada nova dinâmica cênica um painel de led que compõe o ambiente da sala anuncia a qual etapa do processo a próxima cena se refere. Esse mesmo painel, para surpresa do público e dos personagens, vai se tornando uma figura crucial para a trama: o robô que ameaça o trabalho dos humanos.

Apresentações: 15 a 19 e 22 a 26 de novembro de 2023
Dias 15 a 17 e 22 a 24 (quartas a sexta), às 20h
Dias 18 e 25 (sábados), às 16h e às 20h - duas sessões
Dias 19 e 26 (domingos), às 16h e às 19h - duas sessões