Teatro Guaíra recebe "Alice", novo espetáculo da companhia Momix 12/06/2024 - 15:34

O Teatro Guaíra recebe nesta quinta-feira (13) a aclamada companhia de dançarinos ilusionistas Momix com espetáculo inspirado nos clássicos “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do Espelho”, de Lewis Carroll. A apresentação acontece no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão),às 21h. Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos.

Reconhecido internacionalmente por apresentar obras de inventividade e beleza física surpreendentes, o MOMIX é a aclamada companhia de dançarinos-ilusionistas fundada e dirigida pelo corégrafo norte-americano Moses Pendleton em 1980. Cada produção do coreógrafo se concentra não só na estética da forma humana, mas também na beleza da natureza, da música, da cenografia e da própria vida, e são cuidadosamente elaboradas para assimilar uma multiplicidade de elementos em cada espetáculo.

Pendleton combina os corpos esculturais de seus dançarinos com figurinos e adereços incomuns, colocando-os em cena com efeitos surpreendentes de luz, e finalmente completa tudo com uma trilha sonora única, que mistura clássicos com rock, new age e E-music.

O conto de ALICE, cheio de imagens e lógica absurda, é um convite para inventar, deixar a imaginação correr solta e brincar com a fusão de dança, iluminação, música, figurinos e imagens projetadas. "Não pretendo contar toda a história de Alice, mas usá-la como ponto de partida para a invenção", diz Pendleton.

Com sua caixa de ferramentas de mágico, Pendleton conjura uma viagem surreal de Alice, ao entrar pela toca do coelho e através do espelho, no mundo encantado do País das Maravilhas de Lewis Carroll. O resultado é uma impressionante variedade de inventividade. “Alices” em tamanho real ficam enormes e giram loucamente; “Alices” são sugadas por tubos; uma banda de coelhos selvagens aterroriza; e a Lagarta desliza e salta enquanto dançarinos em sapatos vermelhos manobram bolas azuis.

Há uma aranha branca gigante, rosas no ar, lagostas de saias, truques com espelhos e um personagem “Monty Pythonesco” cujos membros gradualmente desaparecem, deixando-o apenas com seu torso no chão. O MOMIX leva o público a literalmente “cair dentro da toca do coelho”, em uma aventura alucinante, enquanto Alice encontra personagens como o Gato de Cheshire, lagostas dançantes, uma Rainha de Copas muito louca e uma variedade de outras surpresas, distribuídas em 22 vinhetas repletas de adereços e trocas de figurinos vertiginosas, embaladas por visuais que só Pendleton sabe conceber.

Outro destaque do espetáculo são as projeções de vídeo, que trazem elementos visuais incríveis, como animações em 3D e imagens distorcidas, para criar um ambiente de sonho e mistério. Por exemplo, durante o famoso chá com o Chapeleiro Maluco, o palco se transforma em uma sala de jantar em constante movimento, com xícaras flutuantes e louças dançantes. Pendleton continua: "Você pode ver por que eu acho que ALICE foi uma escolha natural para o MOMIX e uma oportunidade para ampliarmos nosso alcance. Minha intenção era que este espetáculo fosse inigualável em termos de fusão de dança, iluminação, música, figurinos e imagens projetadas.”

Como acontece com toda produção MOMIX, nunca se sabe exatamente o que vai acontecer. O público é levado para uma jornada que é ao mesmo tempo mágica, misteriosa e divertida: Alice cai na toca do coelho e experimenta todo tipo de transformações e aventuras, e o público também. O que falam de ALICE “Em tempos conturbados, quem não desejaria um pouco de leveza e um grande sopro de ar fresco? É isso que ALICE oferece: um espetáculo que é uma urgência - corra para ver.

Moses Pendleton
Por quase 50 anos, Moses Pendleton tem sido um dos coreógrafos e diretores mais inovadores e amplamente apresentados da América. Um dos cofundadores do pioneiro Pilobolous Dance Theater em 1971, ele formou sua própria companhia, a MOMIX, em 1980. Pendleton também trabalhou extensivamente em cinema, TV e ópera, e como coreógrafo para companhias de balé e eventos especiais ao redor do mundo, incluindo as Cerimônias de Abertura das Olimpíadas de Sochi em 2014.

 

SERVIÇO
MOMIX: “ALICE”

Apresentação: 13 de junho de 2024 (quarta), às 21h

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 2h

Classificação: livre

Especificações do espetáculo: dança

INGRESSOS: [Lugares numerados]

Preço Único - R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais)

Promocional - R$ 39,60 (limitados a 20% da lotação do auditório)

Valores de meia-entrada caem pela metade.

Taxa de administração: 13% do valor do ingresso

Venda de ingressos: Disk Ingressos

GALERIA DE IMAGENS