Teatro Guaíra lamenta o falecimento do barítono Rio Novello 30/09/2025 - 18:28

O Teatro Guaíra lamenta profundamente o falecimento do barítono Rio Novello, ocorrido nesta terça-feira, dia 30 de setembro de 2025, aos 99 anos. Nascido em 25 de março de 1926, na Itália, Rio Novello construiu uma carreira sólida e brilhante no canto lírico, apresentando-se em alguns dos principais palcos do mundo e se tornando referência também no Brasil, país que escolheu como lar desde a década de 1950.

Ao lado da soprano Neyde Thomas (in memoriam), com quem foi casado, encantou plateias com interpretações memoráveis em óperas como Aida e Rigoletto, entre muitas outras produções realizadas no palco do Guaíra. Além da atuação nos palcos, dedicou-se intensamente ao ensino, formando novos cantores e contribuindo para consolidar Curitiba como um polo de canto lírico.

Sua trajetória está profundamente entrelaçada à história do Teatro Guaíra. Sua última presença em nossa plateia foi em agosto de 2025, durante o concerto comemorativo dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que apresentou a Sinfonia nº 2, de Mahler. Na ocasião, foi homenageado pelo maestro, que reconheceu sua importância e legado para a música e para o Guaíra.

O velório será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 19h30, até quarta-feira (1), às 13h30, na Capela Igreja Batista Bacacheri (Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 – Bacacheri, Curitiba). Na quarta-feira (1), às 11h30, haverá um culto de gratidão no mesmo local.

À família, amigos, alunos e admiradores, manifestamos nossa solidariedade. Rio Novello permanecerá para sempre na memória da música lírica brasileira e na história do Teatro Guaíra.