Teatro Guaíra celebra dia da dança com vídeo especial 28/04/2021 - 15:33

O Balé Teatro Guaíra lança um vídeo especial nesta semana para celebrar o dia internacional da dança, comemorado em 29 de abril. “Variações sobre a Mesa” é a mais nova criação do BTG, realizada à distância. A ideia é mostrar que os profissionais passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição.

A ação é uma parceria do Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

O plano inicial da equipe era retomar as gravações presenciais no palco do Guairão, o que precisou ser adiado em função das restrições no final de março. O grupo então decidiu criar um vídeo que levasse para a casa das pessoas um momento de alegria e descontração para este tempo estressante e difícil. “Tentamos mostrar como a dança pode ser uma aliada nesse momento. Nós bailarinos já acordamos querendo dançar, estamos fazemos isso de forma virtual, nos adaptando e encontrando maneiras de estarmos juntos ainda que não fisicamente e de continuarmos levando a nossa arte ao público”, diz Paula Sousa, bailarina e coreógrafa do projeto.

Os materiais escolhidos para a criação da coreografia também foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento. O roteiro e direção são de Eunice Oliveira e a edição de Alan Raffo.

O processo de criação coreográfica e ensaios ganham desafios adicionais quando feitos de forma virtual. Paula explica que os bailarinos precisam se adaptar às instabilidades da internet, mudança da velocidade do som e vídeo, enquadramento da câmara e solidão na hora de dançar, o que faz com que o processo de ensaio seja completamente diferente daquele do ambiente presencial. Depois disso, cada bailarino gravou sua parte em sua própria casa a partir de diferentes ângulos para se chegar ao resultado final.

**Errata: o áudio deste projeto foi indevidamente creditado a Juliana de Toledo Nabosne, e se trata, na verdade, de um produto automático gerado por computador. A versão produzida por ela pode ser encontrada em publicação do Facebook e Instagram do dia 12/06/2021

Lançamento “Variações sobre a Mesa”

Dia 28 de abril, às 18h

Redes sociais do Teatro Guaíra:

Governador do Estado do Paraná

Carlos Massa Ratinho Júnior