Teatro Guaíra celebra Dia da Mulher com programação gratuita 09/03/2022 - 09:30

O Teatro Guaíra comemorou o Dia da Mulher com apresentações de dança e música gratuitas nesta terça-feira (8). A iniciativa faz parte de um projeto Superintendência da Cultura que conta também com ações, durante o mês, em outros equipamentos do Estado, como o Museu Oscar Niemeyer e a Biblioteca Pública. A ideia é celebrar a presença feminina na produção artística do Paraná.

Para Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura, a programação em diferentes espaços e durante todo o mês é uma forma de homenagear as mulheres que constroem a arte paranaense todos os dias. “É um mês de comemoração porque temos muitas histórias a serem festejadas, um dia não seria suficiente. Há eventos especiais para marcar a data em todos os nossos equipamentos”, afirma.

A celebração começou com uma aula pública de balé com alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra (EDGT). Elas emocionaram o público com passos clássicos nas sapatilhas de ponta. Para Keren Montresoro, mãe de uma aluna, os eventos do Guaíra, no palco ou fora dele, são uma oportunidade de ter contato com a dança. “Hoje é uma data importante, uma possibilidade de resgatar a importância da mulher na dança e vice-versa”, diz.

Depois da EDTG, o Balé Teatro Guaíra dançou trechos de “VICA”, coreografia de Lili de Grammont que discute a vida pós-pandemia. Na sequência, três musicistas da Orquestra Sinfônica do Paraná apresentaram trechos de obras com repertório feminino clássico.

Na lateral do teatro, na Rua Amintas de Barros, uma exposição de figurinos de personagens femininas marcantes conta histórias como as da Rainha e de O Lagos dos Cisnes. A exposição segue na fachada do teatro durante o mês de março. Para fechar a noite, uma projeção de vídeos homenageará as funcionárias da instituição.

GALERIA DE IMAGENS