Teatro Colaborativo apresenta "Contos Trágicos e Cômicos de Enganar ou Não a Morte" no Miniauditório 02/12/2025 - 15:08
O Miniauditório (Auditório Glauco Flores de Sá Brito) recebe, nos dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), o espetáculo “Contos Trágicos e Cômicos de Enganar ou Não a Morte”, da companhia Teatro Colaborativo. O espetáculo tem classificação de 10 anos e os ingressos estão sendo vendidos pelo DiskIngressos.
A montagem é uma adaptação do conto “Quase Morte de Zé Malandro” do livro “Contos de Enganar a Morte”, de Ricardo Azevedo. Este conto narra a história de Zé Malandro, que recebe a visita de uma viajante em sua casa. Por ter sido bem recebida, ela concede a ele quatro pedidos. Com o desenrolar da história, esses pedidos são utilizados para enganar a morte e o diabo.
Sobre a Companhia Teatro Colaborativo — O teatro colaborativo surgiu da experiência do diretor, Maxwill Araújo Braga, ao combinar a experiência teatral com conceitos, metodologias e técnicas em criação de ambientes de aprendizagem utilizando a facilitação de processos colaborativos. Max faz teatro desde os 12 anos e, na vida adulta, cursou mestrado em educação na Finlândia, formações no Brasil e, nos EUA, em facilitação de grupos.
O teatro colaborativo estimula cada ator e atriz a contribuir com seus talentos, percepções, ideias e ações em todo o processo de construção da obra artística. A direção atua guiando o caminho de cada um e do grupo. O curso é um lugar afetivo, criativo, tranquilo e agradável, que inspira o melhor de todos, promovendo, de forma natural e envolvente, o desenvolvimento artístico e humano de cada participante.
O grande diferencial do teatro colaborativo é a participação da plateia em alguns momentos. O diretor começa aquecendo a plateia com alguns exercícios básicos de teatro, como respiração, voz, relaxamento e atividades colaborativas, como espelhamento em dupla e movimentação corporal. Assim, a plateia se sente mais à vontade de, durante a peça, participar dos momentos em que é convidada a fazer figuração. Dependendo da atuação, a plateia ganha até destaque e aplausos! Diferente da palhaçaria, que com frequência convida alguém do público para gerar risos, o teatro colaborativo tem a intenção de convidar os integrantes da plateia também a se expressarem artisticamente com expressão ativa. Por isso, de fato, cada apresentação do teatro colaborativo é única.
Serviço:
Teatro Colaborativo - “Contos Trágicos e Cômicos de Enganar ou Não a Morte”
Data: 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo)
Sábado, às 19h
Domingo, às 16h
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) | Rua Amintas de Barros, 70, Centro, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 1h30
Classificação: 10 anos
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$15 (meia-entrada), à venda pelo DiskIngressos














