‘TUM TÁ’: o retorno mais esperado da Escola de Dança nesta quarta e quinta 31/05/2023 - 18:25
O coração do Teatro Guaíra soa mais forte nesta quarta (31) e quinta (01), às 20h. Conhecido como “o espetáculo que acalma nosso coração”, ‘Tum Tá’ retorna em duas apresentações para o público no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão).
O nome é uma referência ao som que faz nosso coração e, no palco, dá origem a uma mistura de balé clássico e dança contemporânea, usando projeções originais como cenário. Luciana Casagrande, secretária de Cultura do Paraná, torce: “Chegou a hora de brilhar! Esse parece ser um momento especial da Escola, tanto pela escolha do tema tão livre e tão inspirador, quanto da trilha sonora original e do equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo que a direção da Escola elegeu”.
A produção é composta por dezesseis vozes, que contam a trajetória do nosso coração desde a formação dele enquanto feto até a idade adulta avançada, em uma trilha sonora original de Gilson Fukushima. Os figurinos são de Paulinho Maia, projeções de Allan Raffo, cenografia de Daniel Marques, iluminação de Diego Bertazzo e roteiro e direção-geral de Larissa Pansera, diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra desde 2022.
Larissa destaca a nova forma de pensar a criação de coreografias. "Pela minha experiência como bailarina profissional, aqui no Balé Teatro Guaíra e em uma companhia no Rio de Janeiro, tenho a visão de que a coreografia do ‘Tum tá’ apresenta um complemento necessário entre dança clássica e contemporânea. Coreografias assim ajudam os alunos a entender a versatilidade que precisam ter quando se tornarem profissionais, como por exemplo aqui do Balé Teatro Guaíra".
O processo de criação
‘Tum tá’ surgiu de uma frase recorrente usada pela diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra: "acalme o seu coração". E foi a partir dela que surgiu a ideia de ressignificar a mensagem para além do coração anatômico. Apesar de trazer leveza e alegria, o espetáculo também convida o público a olhar para dentro de si e para as relações ao redor de cada um.
O espetáculo representa o coração do Teatro Guaíra. “A construção do espetáculo envolveu os alunos, os professores, nossos entes queridos, profissionais dos outros corpos artísticos do Guaíra e o resultado é um marco para a Escola. O ‘Tum tá’, além de proporcionar um momento de alívio e calma para o público, representa a unificação da própria Escola, que coloca todos os alunos para dançarem juntos como um coração que pulsa em sintonia", conclui Larissa.
A Escola
Fundado em 1956, o Curso de Danças Clássicas tinha o intuito de formar bailarinos de qualidade e de alto nível técnico-artístico para que, mais tarde, viessem compor o futuro Corpo de Baile do Guaíra. Completando 67 anos de história, a Escola de Dança Teatro Guaíra continua sendo um exemplo no ensino e na formação de alunos e profissionais da dança. A Escola é gratuita e mantida pelo Governo do Estado do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra. Além da formação, a Escola, por meio de atividades artísticas pedagógicas, apresentações e espetáculos, atribui experiência profissional aos alunos e proporciona ao público cultura e lazer.
Serviço
31 de maio e 1 de junho de 2023 (quarta e quinta), às 20h
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: uma hora
Classificação: Livre
Especificação do espetáculo: Dança, Balé Clássico e Contemporânea
PREÇO ÚNICO: R$ 20,00 (vinte reais) - lugares marcados; valores de meia-entrada caem pela metade.
Vendas apenas online pelo Ticket Fácil; nos dias do evento, haverá venda física, na sala ao lado da bilheteria, com 02 horas de antecedência ao espetáculo.