Seis mulheres que atuam nos bastidores inspiram espetáculo de dança contemporânea 18/05/2022 - 17:33

Carmen, quando ninguém está olhando, larga o esfregão em frente ao espelho da sala de ensaio e se imagina em cena. Rose, costureira, ia atrás das bailarinas na cantina conferir o que estavam comendo – se engordassem ou emagrecessem, era mais trabalho para ajustar o figurino, Rozana, diz que seu trabalho só aparece quando dá errado, o certo ninguém lembra.

Essas são algumas das histórias, entre tantas, retratadas no espetáculo de dança contemporânea “Corpos Instáveis”, de Ane Adade e Patrícia Machado, que estreia dia 20 de maio no Teatro José Maria Santos, em Curitiba (PR) e fica em cartaz até 29 de maio. A dramaturgia é de Nadja Naira, e estão em cena, além das criadoras, Deborah Grossmann, Gal Freire, Marcela Pinho e Nayara Santos.

O ponto de partida para o espetáculo é inusitado: relatos de vida de seis mulheres que trabalham ou trabalharam nos bastidores do Teatro Guaíra, coletados em pesquisa iniciada pelas bailarinas em 2017. Mesmo após deixarem a companhia, elas voltaram ao tema e, agora, estreiam com nova proposta.

Foram entrevistadas para a produção a camareira Rozana Santos, a coordenadora administrativa da Orquestra Sinfônica do Paraná Shirley Conceição, a auxiliar de limpeza Carmen da Silva, a Chefe da costura Rose Matias, a assessora do departamento técnico Anelize Oliveira e a ex-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Além de estar na plateia, em algumas das apresentações elas estarão em cena também.

“Trabalhamos muitos anos no Balé Guaíra e sempre foi nosso desejo revelar os bastidores, mostrar como as cenas ganham vida. O resultado que iremos apresentar borra as fronteiras entre as linguagens e mescla dança, performance, teatro e musical, meios que encontramos para dar voz a essas mulheres por vezes invisíveis ao grande público”, explica a bailarina Patrícia Machado. “Sem elas não têm espetáculo. São elas que fazem a magia acontecer. Enquanto estamos no palco elas dançam nos bastidores uma outra coreografia: correm, costuram, fecham o zíper, enxugam o suor, passam um batonzinho, nos dão um abraço… Sempre me chamou a atenção o carinho que elas tinham conosco, com os detalhes”, conta Ane Adade. “Algumas sonharam quando criança em trabalhar nos bastidores e hoje estão ali: elas não separam o teatro da sua vida.”

“Foi muito bom fazer parte desse projeto, estou me sentindo muito agradecida e acariciada, vendo nosso trabalho ser visto e reconhecido”, comemora Rozana de Fátima Cunha dos Santos, 61 anos, camareira do Teatro Guaíra e uma das fontes de inspiração.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Realização: Bönisch Produções Culturais.

Serviço:

Corpos Instáveis

Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, Curitiba).

Dias 20 a 29 de maio. 6ª às 20h, sáb.  dom. às 16h e 20h. Entrada franca.

Ficha técnica:

Concepção e Direção: Ane Adade e Patrícia Machado

Dramaturgia: Nadja Naira

Elenco: Ane Adade, Deborah Grossmann, Gal Freire, Marcela Pinho, Nayara Santos e Patrícia Machado

Cenografia: Guenia Lemos

Figurino: Dani Nogueira