Quinto concerto da série “Mostly Mozart” lota o vão do MON e emociona o público 10/11/2025 - 10:39

A Orquestra Sinfônica do Paraná reuniu no último sábado (08) mais de mil pessoas que foram prestigiar mais uma apresentação da série “OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart”. Neste  concerto, o público conferiu duas obras que marcam o auge do classicismo europeu: a "Sinfonia nº 29 em Lá maior de Mozart", e a "Sinfonia nº 104 em Ré maior” de Franz Joseph Haydn.

O maestro convidado Matheus Carneiro foi o responsável pela regência e destacou o programa como uma celebração do período clássico. Ele comentou também sobre a singularidade de se apresentar no espaço do MON.  “Estar nesse espaço foi uma vivência muito interessante, bem diferente. Foram muitos ensaios intensos nesta semana, pude reencontrar amigos, e o resultado foi gratificante, fiquei muito feliz”, disse o maestro ao fim do concerto.

A fisioterapeuta Giovana Varela veio assistir ao concerto no MON pela primeira vez acompanhada pelas amigas, a professora universitária Daniela Farfus  e Iara Varela, que coordena uma entidade de apoio a jovens em situação de vulnerabilidade social. Elas são frequentadoras  assíduas das apresentações matinais de domingo da Orquestra Sinfônica do Paraná, mas ainda não tinham conseguido vir aos concertos realizados no vão do MON. “ Foi a primeira experiência de vir aqui assistir a orquestra neste espaço. Eu acompanho a orquestra há 40 anos e sempre me emociono. Achei lindo ter trazido a orquestra aqui no MON,  é super democrático”, comentou Daniela. 

“Eu sempre vou aos concertos de domingo de manhã e creio que somos privilegiados, estar aqui num sábado de sol podendo acompanhar um concerto gratuito, desfrutando de um espetáculo impecável”, completou Giovana. “É um presente  um sábado a tarde com sol e estar aqui com a orquestra e este espaço lotado!”, disse Iara. 

A estudante Isabele Thomas, de 17 anos, também elogiou a iniciativa: "Achei lindo e harmonioso. Trazer a orquestra para o MON é uma ideia excelente para aproximar mais pessoas desse universo."

Próximo concerto - Os concertos no MON integram a programação comemorativa dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e já reuniram mais de cinco mil pessoas nas quatro últimas apresentações. O próximo concerto da série  acontece no dia 6 de dezembro e marca também o encerramento das apresentações neste ano no Museu Oscar Niemeyer .A condução da Orquestra neste dia será do Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, Ricardo Molter.

Molter é o integrante mais jovem da Orquestra e explicou que esta última apresentação irá trazer ao público repertório clássico do século XVIII. “O repertório que será apresentado remete a um período em que a figura do maestro ainda estava se formando, era muito comum nesta época os concertos fossem liderados pelo primeiro violino e é isso que o público poderá conferir no próximo concerto. Vai ser uma experiência um pouco diferente”, explicou.  “E certamente será uma experiência nova pra mim, de liderar artisticamente um concerto com uma proximidade maior com o público, uma conexão também diferente com o público”. 

 

Serviço:

Série “Mostly Mozart”  no MON com Orquestra Sinfônica do Paraná

Maestro convidado: Ricardo Molter

Solista: Lucas Martins, flauta

Data:06 de dezembro (sábado), às 16h

Local: Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Duração:60 minutos

Entrada gratuita | Classificação livre

Programa:

Mozart: Concerto 1 para Flauta em Sol Maior, K. 313 – duração 25'
Sinfonia 40 em sol menor, K. 550 – duração 35'


 

GALERIA DE IMAGENS