Projeto Orquestra Didática promove conhecimento sobre música no Teatro Guaíra 08/03/2023 - 11:42

Muitas pessoas têm curiosidade de saber como funciona uma orquestra. Qual a função de cada instrumento? O que significam as movimentações da batuta e das mãos do maestro? Quais as categorias de instrumentos que compõem os naipes?  Estas e outras questões podem ser esclarecidas para quem visitar a Orquestra Didática, uma instalação montada em Curitiba, em que o público tem à disposição monitores de TV com caixas acústicas que mostram por meio de sons, imagens e textos a função de cada elemento deste grande conjunto de músicos ao executar uma sinfonia.

A Orquestra Didática estará aberta ao público no Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), no Centro de Curitiba, durante três meses, entre os dias 07 de março a 06 de junho, de terça a quinta-feira das 10h às 17h. A entrada é gratuita e não é necessário nenhum agendamento, bastando comparecer ao local, na sala ao lado da bilheteria do Guairão.

A instalação é composta por 21 TVs que exibem conteúdos didáticos e dinâmicos sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. Junto de cada monitor é disposta uma caixa acústica de alta fidelidade que reproduz o som do instrumento musical apresentado na tela.

A obra apresentada é a “Sinfonia nº 3 – Eroica”, de Ludwig van Beethoven, por vezes citada como marco do fim da Era Clássica e o começo da Era Romântica. “É um clássico bastante conhecido do grande público, o que gera uma aproximação imediata. Além disso, é uma obra com um foco timbrístico adequado para a proposta da Orquestra Didática, permitindo que o público perceba a diversidade sonora de cada elemento de uma orquestra e como eles se combinam para executar uma composição”, explica Rodrigo Barros Del Rei, que ao lado de Samuel Ferrari Lago são os idealizadores do projeto. Ambos são responsáveis pelo Radiocaos, programa cultural que está há 25 anos no ar , com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória.

Formação de plateias
Antes de chegar ao CCTG, a instalação passou por um período experimental no Colégio Positivo entre outubro e novembro de 2022, em que foi apresentada com o nome Orquestra Virtual. “Mais de cinco mil alunos da educação infantil ao ensino médio puderam apreciar e aprender. Percebemos que uma parcela considerável de alunos se envolveu bastante. Este interesse gerado cumpre com um dos principais objetivos do projeto, que é de formar público para a música instrumental, explica o produtor Samuel Ferrari Lago. “Com a Orquestra Didática à disposição do grande público em um local central de Curitiba, este objetivo poderá ser potencializado. Por meio desta iniciativa, também queremos valorizar os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e formar novas plateias para este verdadeiro patrimônio cultural do Paraná”, completa

Para contribuir com a ampliação de público, o projeto tem como contrapartida social a produção de um vídeo de duas horas com tema “Introdução ao universo da música clássica”, a ser distribuído à rede de ensino público básico de Curitiba. Neste trabalho, a professora Liana Justus promove um "abrir de portas" para o fantástico mundo da música orquestrada, apresentando conhecimentos básicos sobre um concerto sinfônico, apresentações de vídeos de grandes nomes do cenário musical internacional e promove interações com o público com exercícios de escuta ativa.

Liana Justus é mestre em História pela UFPR, especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pesquisadora e licenciada em Educação Musical e Curso Superior de Piano e autora de 11 livros sobre música (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti de 2008 e 2011).

A Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, com patrocínio da Positivo Tecnologia e Colégio Positivo, por meio da Lei Rouanet, e apoio do Teatro Guaíra, Radiocaos e Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).

Serviço:
Orquestra Didática

Datas e horários de visitação: de terça a quinta-feira, das 10h às 17h
Período de visitação: de 07 de março a 06 de junho
Local: Teatro Guaíra, na sala ao lado da bilheteria principal
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro (Curitiba – PR)
Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS