Premiação do teatro paranaense, Troféu Gralha Azul abre inscrições para formação de júri 28/03/2023 - 10:10

Marco no reconhecimento dos destaques do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul chega à 40ª edição e está com credenciamento aberto para formação do júri. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated/PR).

Podem participar os profissionais de teatro que possuam o registro profissional e experiência na área. As inscrições já estão abertas e vão até 11 de abril, exclusivamente pela internet. Serão selecionados cinco jurados e dois suplentes que vão avaliar os espetáculos inscritos para o Troféu Gralha Azul – 40ª Edição/2023, cujo edital para seleção dos futuros premiados está previsto para o mês abril.

“Os locais e as datas das apresentações serão previamente informados à medida em que os concorrentes inscreverem suas produções. Ao menos duas sessões dos grupos selecionados devem ser avaliadas pela comissão julgadora, conforme o edital para artistas e técnicos ainda vai detalhar”, explica o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

A premiação reconhecida nacionalmente foi criada em 1974 e, neste ano, sua edição é retomada após um hiato de três anos devido à pandemia. “Haverá também uma categoria nova para espetáculos online, em função de tudo que foi produzido no formato durante a pandemia”, afirma Lopes.

O período previsto de trabalho da comissão julgadora é de abril a novembro de 2023. Cada jurado selecionado será remunerado com uma ajuda de custo mensal. O edital está disponível aqui no site do Centro Cultural Teatro Guaíra. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos somente pelo e-mail citado no edital.

GALERIA DE IMAGENS