Peça de Chico Buarque é reimaginada no Guairinha em "Rádio Saltimbancos" 11/10/2022 - 13:59

Com músicas de Chico Buarque de Hollanda, a peça, inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais: um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata. Todos têm suas histórias de opressão, abandono e algumas lágrimas. Em diversas encenações essa variedade de figuras que se unem para um objetivo comum, é contada com inspirações lúdicas e poéticas. A busca pela felicidade!

A encenação do Centro Cultural Boqueirão segue um viés preocupado com as boas ideias, com a música e com a ludicidade própria da criança. Brincar de fazer teatro, brincar de discutir a vida, brincar de ser outro ser (no caso um animal), brincar de ser cantor, brincar de ser ator, brincar, brincar e brincar. E através da brincadeira dialogar com a plateia de crianças e adultos sobre grandes temas atuais como educação, fraternidade, meio ambiente, e as diferenças que nos unem, ao invés de nos separarem.

Enquanto cantores, os quatro animais dessa encenação de RÁDIO SALTIMBANCOS usam, para suas brincadeiras, uma divertida viagem no tempo, quando o rádio fazia a união de todos os brasileiros, através da palavra, da música e da imaginação. Estão todos num programa de rádio, com canções, entrevistas, encenações dramáticas e comunicação. A comunicação que é a ponte entre os seres humanos e a liberdade de expressão que é a essência da liberdade entre os homens.

Os personagens dessa encenação ainda buscam a felicidade através da experiência da vida, seja ela feliz ou triste; mas como batalhadores incansáveis, jamais desistem. E se unem, apesar de suas diferenças, o que é o mais importante. Ao final, a mensagem que uma boa peça de teatro deve oferecer ao seu público, a mensagem que fecha a letra de uma das mais icônicas músicas brasileiras, imortalizada por Carmem e Aurora Miranda: “Canto, pelos espaços afora, vou revelando cantigas, dando alegria a quem chora. Canto, e sou feliz só assim, agora quero que cantes um pouquinho para mim”!

RÁDIO SALTIMBANCOS convida toda a plateia para juntos cantarem a alegria de viver e a alegria de estarmos todos juntos.

FICHA TÉCNICA:
Texto: O Grupo
Direção: Marcio Roberto
Direção Musical: Marcela Zanette e Du Gomide
Direção de Produção: Marcio Roberto
Cenários e Figurinos: Gelson Amaral
Coreografias: Inês Drumond
Iluminação: Rodrigo Ziolkowski e Luiz Henrique
Produção Executiva: Claudia Zanca
Design Gráfico: Kim Takeuchi
Operação de Som: Marlon Marques e Wesley Daum
Operação de Luz: Luiz Henrique
Fotografia: Chico Nogueira
Marcenaria: Tico Atanásio
Costuras: Katty Gonçalves
Realização: Centro Cultural Boqueirão e MRG Produções Artísticas
Elenco: Jeff Bastos, Joseane Berenda, Wilyah Schmitt, Ingrid Bozza, Douglas Perez

SERVIÇO:
Auditório Salvador Ferrante - Guairinha
Dias/Horário:
  12/10 – quarta – 16h (sessão especial dia das crianças)
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Ingressos: Ticket Fácil

GALERIA DE IMAGENS