Orquestra Sinfônica recebe o pianista irlandês Barry Douglas 09/10/2023 - 15:49

A Orquestra Sinfônica do Paraná receberá um convidado muito especial para um concerto noturno neste mês. O consagrado pianista irlandês Barry Douglas será o solista do concerto marcado para dia 19 (quinta-feira) às 20 horas, no Teatro Guaíra, sob regência do diretor musical e maestro titular, Roberto Tibiriçá. Os ingressos já estão à venda pelos valores de R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

O programa do concerto inicia com a valsa do balé “A bela adormecida”, de Piotr Ilyich Tchaikovsky, e segue com Barry Douglas executando duas obras de excelência do repertório pianístico internacional: o Concerto para Piano n° 2 de Sergei Rachmaninov e o Concerto para Piano n°1, de Tchaikovsky. “São dois dos mais lindos concertos para piano, duas pérolas do repertório pianístico”, frisa o maestro Tibiriçá.

Este é o primeiro dos convidados para uma série de concertos com solistas previstos para o período da noite durante o próximo ano. Em parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), com patrocínio do Grupo Positivo (parte integrante do projeto Clássicos Positivo), é a primeira vez que o pianista vem à Curitiba. “Sempre na missão de apoiar a Orquestra, pretendemos trazer grandes nomes para Curitiba, assim como fizemos com a pianista chinesa Yuja Wang no passado recente”, afirma Samuel Ferrari Lago, presidente do IAOSP.

Da Irlanda para o mundo
Barry Douglas estabeleceu uma sólida carreira internacional desde que recebeu a medalha de ouro no concurso Internacional Tchaikovsky de Piano, em 1986, em Moscou. Como diretor artístico da Camerata Ireland (a única orquestra integralmente irlandesa) e do Festival Clandeboye, Douglas continua a celebrar sua herança cultural da Irlanda, ao passo que mantém uma agenda requisitada de concertos ao redor do mundo.

Destaques da última temporada incluem uma grande turnê pelo Reino Unido com a Orquestra Sinfônica Nacional da Estônia e concertos com a Filarmônica de Varsóvia e a Orquestra Nacional de Lille. Em temporadas recentes, se apresentou com uma lista de orquestras que inclui: Orquestra Sinfônica de Londres, Filarmônica de São Petesburgo, Orquestra Sinfônica do Estado de Moscou, Orquestra Nacional da Rússia, Sinfônica de Vancouver e Sinfônica do Colorado.

Em janeiro de 2021, o pianista foi condecorado enquanto "Commander of the Order of the British Empire for Services to Music and Community Relations”. Previamente, Douglas já havia recebido as honrarias da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à música.

Sob a batuta de Tibiriçá
Diretor musical e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá é considerado um dos melhores regentes da atualidade pela crítica especializada trazendo sempre em seu repertório obras de interesse artístico e público, preservando assim seu objetivo de formação de novas plateias.

Em 1995, foi eleito pela crítica especializada do Rio de Janeiro como o Músico do Ano e recebeu do Governo do Estado do Rio de Janeiro o Prêmio Estácio de Sá pelo seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Brasileira. É titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música desde 26 de março de 2003 e Membro Honorário da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, desde 2018.

Entre outros tantos feitos, atuou na gravação do CD em Homenagem ao Papa João Paulo II com 5 obras inéditas dos compositores Ricardo Tacuchian, Ronaldo Miranda, Edino Krieger, Almeida Prado e David Korenchendler. Foi ainda diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e Principal Regente da Orquestra Sinfónica del Sodre, Montevidéu/Uruguai.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná - concerto com o pianista convidado Barry Douglas (Irlanda)
Data e horário: 19 e outubro (quinta-feira) às 20h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) à venda na bilheteria do Centro Cultural Teatro Guaíra e no site DeuBalada
Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 175 (Centro)
Classificação etária: 12 anos