Orquestra Sinfônica do Paraná une música e peça de Shakespeare no domingo 12/09/2023 - 11:57

Música e teatro se unem em um concerto inovador da Orquestra Sinfônica do Paraná neste domingo (17), às 10h30, no Teatro Guaíra. “Sonho de Uma Noite de Verão”, comédia de William Shakespeare, será encenada em trechos com falas intercaladas com a execução da obra de mesmo nome, do compositor Felix Mendelssohn. A famosa “Marcha Nupcial” faz parte dessa obra.

O espetáculo convida para uma viagem no tempo. “Muitas obras tocadas hoje em concertos nasceram como trilha sonora para peças de teatro, como esta composta por Mendelssohn especialmente para a peça que Shakespeare, 200 anos depois do texto. Muita gente já se esqueceu disso e hoje nossos referenciais sonoros e de texto são outros. Vamos resgatar esse passado dando uma palinha dessa mistura”, conta o maestro convidado João Maurício Galindo.

A experiência é um convite para as famílias. “Não é um espetáculo para conhecedores. Vai ser didático de um jeito divertido e lúdico. Adultos, jovens e crianças podem curtir”, destaca o regente que atua na criação de orquestras jovens no Estado de São Paulo e que há mais de 20 anos mantém uma série de concertos para crianças chamada “O Aprendiz de Maestro”, que mescla música e teatro, tendo sempre uma orquestra no palco.

A união com atores é um momento inovador para a Orquestra Sinfônica do Paraná e também para o diretor de cena escalado para o concerto, Edson Bueno, diretor de mais de 150 espetáculos de teatro e ganhador de 23 estatuetas do Troféu Gralha Azul e dois Kikitos no Festival de Cinema de Gramado.

“Diferentemente de um musical, a peça de teatro será encenada da maneira tradicional, com falas e figurino de época. Não será a peça toda, que é bem longa. Eu escolhi o que acho de mais peculiar e lúdico desse texto que fala de quando a gente se apaixona”, cita Bueno.

“Sonho de Uma Noite de Verão” é um espetáculo realizado pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e patrocínio do Grupo Positivo. O IAOSP foi criado em 2016, por iniciativa de entusiastas apoiadores da arte e da cultura paranaense. É uma associação civil sem fins lucrativos comprometida com o suporte às atividades da Orquestra Sinfônica do Paraná, corpo artístico público mantido pelo Governo do Estado, com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura.

Concerto Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP)

Apresentação: 17 de setembro de 2023 (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Classificação: 7 anos

Programa:
Sonho de uma noite de verão

Maestro:
João Mauricio Galindo

Programa:
Sonho de uma noite de verão, Op. 61 – duração 43´
Abertura, Op. 21
Scherzo
Intermezzo
Noturno
Marcha Nupcial

Diretor de cena:
Edson Bueno

Elenco:
Ingrid Bozza | Atriz

Matheus Gimenez Pereira | Ator

Robysom Souza | Ator e roteirista

Douglas Souza | Ator

Andre de Oliveira | Ator

PREÇO ÚNICO: 
R$ 20,00 (vinte reais) - lugares livres
Valores de meia-entrada caem pela metade.

Ingressos: DeuBalada.com

GALERIA DE IMAGENS