Orquestra Sinfônica do Paraná traz Prokofiev e Schumann neste domingo (13) no palco do Guairão 11/04/2025 - 16:34

No próximo domingo, 13 de abril, às 10h30, o Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), em Curitiba, será palco de mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná - 40 anos com direção musical do maestro titular Roberto Tibiriçá - , sob a regência do maestro convidado José Soares. O concerto contará com a participação especial do jovem pianista Estefan Iatcekiw como solista e traz no programa obras dos compositores Sergei Prokofiev e Robert Schumann. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.

Na primeira parte do programa, será interpretado o Concerto nº 2 para Piano, de Sergei Prokofiev considerada uma obra de rara execução nos palcos brasileiros, marcada por sua complexidade técnica, passagens de lirismo profundo e momentos de virtuosismo intenso. A peça será executada por Estefan Iatcekiw, pianista curitibano de 20 anos que vem ganhando destaque internacional.

“O público vai ter a oportunidade de presenciar uma das cadências mais difíceis para piano, que é do primeiro movimento. O segundo movimento é muito dinâmico, são de 12 a 15 páginas em que o pianista não para de tocar. Já o terceiro é brincante, teatral, com uma visão irônica de Prokofiev. E o quarto movimento tem esse finale cheio de temas de canções populares russas”, explica Estefan.

Para o pianista curitibano, a apresentação deste domingo tem um significado especial: além de marcar seu retorno ao palco do Teatro Guaíra — que ele considera como uma segunda casa — o concerto simboliza uma conquista pessoal: Estefan foi aceito na prestigiada Juilliard School, em Nova Iorque, uma das instituições de artes performativas mais reconhecidas do mundo. “É um prazer enorme voltar a este teatro com a orquestra. Eu toco aqui desde pequeno. Estou muito grato, é uma alegria imensa”, comemora.

Estefan iniciou seus estudos aos 5 anos e, aos 9, passou a ser orientado pela pianista russa Olga Kiun. Em 2019, foi aceito no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, como o aluno mais jovem da história da instituição. Desde então, vem se apresentando como solista em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior. Em 2023, lançou seu primeiro álbum solo, Destiny, com sonatas de Sergei Rachmaninov, após vencer o Concurso Internacional Rachmaninov, em Moscou.

A segunda parte do concerto será dedicada à Sinfonia nº 3 “Renana”, de Robert Schumann. Inspirada nas paisagens e grandiosidade do rio Reno, a obra traduz em música tanto a festividade quanto a contemplação, com brilho orquestral e profundidade emocional. “É uma sinfonia em cinco partes que representa uma grande navegação musical”, destaca o maestro José Soares.

Atual Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Soares venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, em 2021, conquistando o prêmio do júri e do público. Ao longo da carreira, já conduziu importantes orquestras brasileiras, como a Osesp, a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a própria OSP, inclusive em parcerias com o Balé Teatro Guaíra. No exterior, regeu orquestras como a NHK Symphony Orchestra, a New Japan Philharmonic, a Filarmônica de Nagoya e a MÁV Symphony, de Budapeste.

40 anos de Orquestra Sinfônica do Paraná - A apresentação deste domingo integra as comemorações pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que serão celebrados oficialmente no dia 28 de maio de 2025. Para marcar a data, a OSP prepara uma série de apresentações especiais com o maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá, nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, no Guairão. O destaque do repertório será a monumental Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como “Sinfonia da Ressurreição”. Além dos concertos, a OSP lançará um documentário especial dividido em quatro episódios, em formato de websérie, resgatando os momentos mais marcantes da trajetória da orquestra. O material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra.

Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública do Estado. Com mais de mil apresentações realizadas, já colaborou com os corpos artísticos do Teatro Guaíra em montagens icônicas como O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Tosca, Carmen e Aída. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-se como uma das mais relevantes instituições culturais do país.


 

GALERIA DE IMAGENS