Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no interior do Paraná 24/05/2022 - 15:31

A Orquestra Sinfônica do Paraná está de malas prontas para sua primeira turnê do ano pelo Paraná. As primeiras cidades da lista são Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá. Junto com o maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP apresenta o programa Clássicos Sertanejos em todas as cidades, além de um concerto especial em comemoração aos 37 anos da Orquestra, em Londrina.

 

Clássicos Sertanejos

 

O programa Clássicos Sertanejos é uma iniciativa com o objetivo de aproximar as pessoas da música orquestral. Tocando músicas sertanejas – que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico – a Orquestra quer despertar a curiosidade do grande público. Todos os concertos deste programa têm o apoio da Ababtg (Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra). Eles serão realizados ao ar livre e com entrada gratuita.

Os concertos começam em Guarapuava, no dia 20/05, às 20h, na Praça da Fé. Em seguida, a OSP vai para Cascavel, na Praça da Catedral, dia 22/05, às 20h30. Londrina é a próxima parada, dia 27/05, às 19h, na Concha Acústica. A turnê ainda passa por Maringá no dia 29/05, às 18h, no Parque Buracão.

A turnê Clássicos Sertanejos se encerra no dia 05/06, em Curitiba, para um concerto especial gratuito e ao ar livre. A apresentação será no Museu Oscar Niemeyer, às 11h.

No programa de concerto estão músicas como Romaria, de Renato Teixeira, Evidências, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, Infiel, de Marília Mendonça e No Rancho Fundo, de Chitãozinho e Xororó. Outras canções sertanejas e uma obra sinfônica, as Danças Húngaras nº 5, de Johannes Brahms, completam a programação.

 

Concerto de aniversário

 

No dia 28 de maio a Orquestra Sinfônica completa 37 anos. Desta vez, o concerto comemorativo será realizado em Londrina, no Teatro Ouro Verde. Também com regência do maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP se apresenta às 20h30 do dia 28/05. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 2 horas antes do início do espetáculo.

O programa de aniversário que será apresentado aos londrinenses terá duas músicas de Beethoven e uma música de J.S. Bach. O concerto inicia com a Abertura Coriolano (Beethoven), seguida pelo Concerto para Dois Violinos (Bach).

Quem executa os solos dos violinos são os músicos da OSP Ricardo Molter e Moisés Nesi. O concerto se encerra com a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven.

A Orquestra Sinfônica do Paraná pertence a todos os paranaenses. Ao longo de 2022, a OSP também se apresentará em outras cidades fora da capital com o projeto Guaíra para Todos. A programação completa pode ser conferida no link: https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Orquestra/Pagina/Temporada-2022 

 

Serviço

Clássicos Sertanejos

Guarapuava: 20/05, 20h, Espaço Fiori Eventos
Cascavel: 22/05, 20h30, Catedral Nossa Senhora Aparecida
Londrina: 27/05, 19h, Concha Acústica
Maringá: 29/05, 18h, Parque Buracão
Curitiba: 05/06, 11h, Museu Oscar Niemeyer
Entrada Gratuita

 

Concerto de Aniversário da OSP

Sábado, 28 de maio, 20h30
Teatro Ouro Verde (Londrina)
Ingressos distribuídos gratuitamente 2 horas antes do início do concerto