Orquestra Sinfônica do Paraná estreia Podcast de aniversário 27/05/2021 - 17:45

No dia 28/05 estreia o primeiro episódio do Podcast da OSP, um novo espaço de conexão entre público e Orquestra. A data marca 36 anos do primeiro concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná. Normalmente comemorada com um concerto especial, neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia, a celebração seguirá a agenda online da OSP.

O Podcast é apresentado por Analaura de Souza Pinto, pianista da OSP, e Sebastião Interlandi Jr., flautista da Orquestra. A dupla premiada de músicos, que já apresentou o programa Sarabanda, na TV Educativa, retoma a parceria para este projeto especial.

No primeiro episódio, o público poderá conhecer os bastidores do momento histórico que culminou na criação da Orquestra Sinfônica do Paraná. A convidada especial deste episódio é Eleni Betes, fundadora-mãe da OSP. Eleni é violinista aposentada e foi a principal responsável pela movimentação que deu origem à orquestra. 

Com 79 anos, sentada no conforto de sua casa na Ilha do Mel, Eleni compartilhou memórias importantes com grandes ícones do cenário musical do Paraná. Suas histórias com Alceo Bocchino, compositor e maestro emérito da OSP, e Bento Mossurunga, ilustre compositor paranaense, emocionam e divertem. 

A direção musical do episódio ficou nas mãos do timpanista da Orquestra, Leonardo Gorosito. A vinheta que garante a identidade auditiva do Podcast foi composta e executada por ele. A inspiração, segundo o músico, foi o hino do Estado do Paraná. O spalla da OSP, Ricardo Molter, também participou da gravação da vinheta.

A proposta do Podcast da OSP é, ao longo de seus episódios, tratar temas variados relacionados à música. De temas atuais à história musical, do cotidiano de profissionais da música até aspectos históricos da primeira orquestra sinfônica do Estado. 

O Podcast estará disponível nas redes sociais da OSP, assim como nas principais plataformas de podcasts. Um presente da Orquestra Sinfônica do Paraná ao seu público.

Serviço

Podcast da OSP
Estreia: 28/05, às 11h
Onde: SoundCloud, Spotify e Deezer. Também disponível nas redes sociais da OSP (Facebook, Instagram e YouTube).