Orquestra Sinfônica do Paraná encanta público com obras de Prokofiev e Schumann 14/04/2025 - 11:25

O Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) ficou lotado na manhã deste domingo (13) para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que segue celebrando os seus 40 anos com uma programação especial. Mais de 2 mil pessoas acompanharam o concerto sob regência do maestro convidado José Soares. A orquestra interpretou com excelência obras de Sergei Prokofiev e Robert Schumann, emocionando o público.

"É uma honra imensa reger a Orquestra Sinfônica do Paraná nesse momento tão simbólico da sua história", destacou o maestro convidado José Soares, que já havia colaborado com a Orquestra Sinfônica do Paraná.

A primeira parte do programa trouxe o Concerto nº 2 para Piano, de Prokofiev, obra caracterizada pela complexidade técnica e intensidade emocional, e que contou com a participação do solista convidado Estefan Iatcekiw, pianista curitibano de 20 anos que vem ganhando destaque internacional, e que já é um dos nomes mais importantes da nova geração do piano brasileiro.

Na segunda parte do concerto, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentou a Sinfonia nº 3 “Renana”, de Robert Schumann. A obra, inspirada nas paisagens do rio Reno, foi conduzida com precisão e lirismo pelo maestro convidado José Soares, em mais um momento de destaque da manhã deste domingo.

Apresentação OSP 13 abril

 

Virtuosismo

O público ficou impactado com o virtuosismo da apresentação do jovem solista Estefan Iatcekiw. O ator e escritor Antonio Sérgio, frequentador assíduo das apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná desde a sua fundação em 1989, considerou que este foi um dos melhores concertos que já presenciou. “Na minha opinião, foi o melhor concerto dos últimos dois anos. A orquestra está em um nível impressionante, e o jovem pianista foi simplesmente extraordinário. Ele gosta mesmo de mexer bastante com as teclas”, brincou, encantado com o desempenho do solista.

A atuação de Estefan também impressionou dois jovens estudantes de 17 anos, João Camargo e Leon Leminski. “Foi a minha parte preferida do concerto. O piano expressa a alma, meu sonho é tocar piano”, disse Leon. João, que assistiu ao concerto da Orquestra pela primeira vez com o amigo, completou: “Fiquei muito impactado com o desempenho da Orquestra junto ao pianista.”

Apresentação OSP 13 abril

 

Para Estefan Iatcekiw, a apresentação deste domingo tem um significado especial: além de marcar seu retorno ao palco do Teatro Guaíra — que ele considera como uma segunda casa — o concerto simboliza uma conquista pessoal: Estefan foi aceito na prestigiada Juilliard School, em Nova Iorque, uma das instituições de artes performativas mais reconhecidas do mundo. “É um prazer enorme voltar a este teatro com a orquestra. Eu toco aqui desde pequeno aqui, sou muito grato, é uma alegria imensa”, disse.

“Tocar com a Orquestra Sinfônica do Paraná é sempre muito especial para mim. Eu cresci assistindo a esses músicos e aprendi muito com eles. Essa apresentação teve um sabor ainda mais especial por fazer parte das comemorações dos 40 anos”, comentou o pianista.

O jovem artista iniciou seus estudos aos 5 anos e, aos 9, passou a ser orientado pela pianista russa Olga Kiun. Em 2019, foi aceito no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, como o aluno mais jovem da história da instituição. Desde então, vem se apresentando como solista em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior.

Comemorações dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná

O concerto deste domingo faz parte de uma série de apresentações que celebram os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que serão comemorados oficialmente no final de maio, com concertos especiais sob regência do diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá.

Estão programadas três apresentações, nos dias 28 e 29 de maio e 1 de junho, com a execução da grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição. Além disso, uma websérie documental com quatro episódios será lançada no YouTube do Instituto de Apoio à OSP e do Teatro Guaíra, resgatando momentos marcantes da trajetória do grupo.

Fundada em 1985, a OSP é a principal orquestra pública do Estado e uma das mais respeitadas do país. Com mais de mil apresentações realizadas e cerca de 900 obras em seu repertório, a orquestra segue emocionando plateias e reafirmando seu papel como patrimônio cultural do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS