Orquestra Sinfônica do Paraná convida para concerto solidário 14/11/2023 - 15:20

A Orquestra Sinfônica do Paraná volta ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) neste domingo (19), às 10h30, para uma nova apresentação. O concerto terá regência do maestro convidado Claudio Cohen. No programa, estão as obras: Festa do Interior, do brasileiro Mario Olinto; Um americano em Paris, de George Gershwin; e Sinfonia n°1 de Carl Nielsen. Os ingressos serão trocados por doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal para a campanha Natal Solidário, do governo do Estado.

O maestro destaca que cada obra tem um diferencial, proporcionando um passeio por referências musicais e geográficas. A viagem começa pelo Brasil. “Para abrir o concerto, vamos tocar a peça do compositor brasileiro Mário Olinto Filho, uma peça que celebra a festa do interior e as linguagens populares brasileiras, com muito samba, muito ritmo e muita melodia”, ressalta.

Mario Olinto nasceu em Curitiba e reside no Rio de Janeiro, formado em regência pela UFRJ, dedicando-se à composição de peças sinfônicas e de câmara, já apresentadas e premiadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Sobre Carl Nielsen, um dos mais célebre compositores dinamarqueses, o regente lembra que Sinfonia número 1 mostra toda a virtuosidade desse músico que escreveu seis sinfonias, quartetos de cordas e inúmeras obras. “É uma música incrível, muito forte, e que vale a pena conferir”, define o maestro.

“E teremos George Gershwin, um grande compositor americano do século 20, que tem a característica de fazer uma fusão de linguagem entre o jazz e a música clássica. ‘Um americano em Paris’ é um clássico, onde vocês vão poder perceber essa conexão, com ritmos maravilhosos e melodias incríveis”, detalha.

Doações
A parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Superintendência Geral de Ação Solidária neste mês de novembro está promovendo doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal que vão chegar até as famílias atingidas pelas chuvas. “UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023” já apresentado pela Escola de Dança Teatro Guaíra dia 11 e agora o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná integram a Campanha Natal Solidário. Ao todo, as doações já ultrapassam 1.200 itens.

Em junho, a Orquestra já encabeçou a arrecadação de cerca de dois mil cobertores e agasalhos com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky” para a campanha Aquece Paraná 2023.

A troca de doações por ingressos pode ser feita de duas maneiras: entrega direta da doação na bilheteria do Teatro Guaíra com o recebimento do ingresso; ou, para garantir seu lugar, uma reserva de voucher é feita na plataforma de vendas DeuBalada.com clique aqui com a posterior entrega do voucher + doação (brinquedo ou produtos de higiene pessoal) e recebimento do ingresso na bilheteria do Teatro Guaíra, de segunda a sexta, das 10h às 19h, até 17 de novembro.

Conheça o maestro
Titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, o maestro Claudio Cohen Cidadão Honorário de Brasília e tem participado de forma ativa no cenário musical do país e exterior como maestro bem como artista convidado dos principais festivais de música e temporadas de orquestras. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro onde atuou como spalla.

Sobre a Orquestra
Fundada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo Estadual. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda, tanto na capital, como no interior, a preços acessíveis. Em 38 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros e estima-se ter alcançado um milhão de pessoas. Além do repertório clássico de orquestra, já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012, traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais.

♦ Este espetáculo faz parte da campanha "Natal Solidário" ♦

Apresentação: 19 de novembro de 2023 (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Programa:
Mario Olinto: Festa do Interior;
Gershwin: Americano em Paris;
Carl Nielsen: Sinfonia 1

Ingressos: Os ingressos serão trocados por doação de brinquedos e produtos de higiene pessoal. Lugares livres