Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste sábado (5) a terceira edição do concerto “Mostly Mozart” no Museu Oscar Niemeyer 01/07/2025 - 14:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná retorna neste sábado (05), às 16h, ao vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) para mais uma edição do concerto gratuito da série "OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart". Com entrada franca e classificação livre, o evento promete oferecer ao público uma experiência única de imersão nos clássicos do grande gênio da música clássica em um dos espaços culturais mais emblemáticos do Paraná.

Dedicada à obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, a série estreou em fevereiro com regência do diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá e atraiu cerca de mil pessoas ao museu. No próximo sábado, o maestro convidado Roberto Ramos assume a batuta, conduzindo o público por um repertório vibrante. “Temos três obras bem importantes, acho fundamental levar repertórios para espaços abertos, sobretudo Mozart, que normalmente é somente executado em salas de concerto”, disse.

O programa terá início com a abertura da ópera “Don Giovanni”, obra que sintetiza a dramaticidade e complexidade emocional do universo operístico de Mozart, seguido pelo "Concerto nº 3 para Trompa em Mi bemol Maior", obra de lirismo e elegância, escrita pelo compositor para destacar a riqueza tímbrica do instrumento. Será executada com a participação do solista convidado Jonatas da Costa, que é primeiro trompista da OSP. O concerto será encerrado com a Sinfonia nº 39 em Mi bemol maior, uma das últimas composições sinfônicas do compositor e considerada uma de suas criações mais sofisticadas.

Esta será a terceira apresentação da série, que integra a programação especial dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, comemorados ao longo de 2025. A série “OSP no Museu Oscar Niemeyer” terá ainda mais três edições programadas para 2025: nos dias 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro, sempre aos sábados, no mesmo horário e local.

MAESTRO – Roberto Ramos nasceu em Caracas, na Venezuela, e começou a tocar percussão e a cantar no coro da escola aos cinco anos, sem nenhuma pretensão. Na época, a família morava nos Estados Unidos. Formado pela Universidade Experimental Nacional das Artes (Unearte) e mestre pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), o maestro está no Brasil desde 2018.Foi regente da Orquestra Infanto Juvenil Alegro (OIA), do Paraná, uma orquestra sinfônica formada por instrutores e maestros profissionais e composta por alunos de escolas públicas, com faixa etária entre 9 e 17 anos.

MOZART – Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em janeiro de 1756, em Salzburgo, na Áustria, e é considerado um dos maiores gênios da música ocidental. Filho de um respeitado violinista da corte, Leopold Mozart, demonstrou talento precoce e começou a compor ainda na infância.Em seus 35 anos de vida compôs mais de 600 obras, entre sinfonias, concertos, óperas, missas e música de câmara. Junto a Haydn e Beethoven, é um dos pilares da chamada Primeira Escola Vienense, que moldou o período clássico da música europeia. Sua obra permanece como referência pela beleza melódica, o equilíbrio formal e profunda expressividade.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná - Fundada em 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná e acumula, ao longo de quatro décadas, um repertório de mais de 900 obras de 250 compositores nacionais e internacionais. Composta atualmente por músicos de excelência, a orquestra é reconhecida por sua atuação versátil e por seu papel na formação de plateias em todo o Paraná. O maestro Roberto Tibiriçá, regente titular, destaca: “A OSP está entre as melhores orquestras do país, e celebrar seus 40 anos é também celebrar a força da cultura e da música no Brasil”.

Serviço:
Concerto “Mostly Mozart”
Data: 05 de julho (sábado), às 16h
Local: Museu Oscar Niemeyer - R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba
Tempo de duração do espetáculo: 52 minutos
Classificação: Livre
Evento gratuito; não é necessária a emissão de ingresso.

Programa: 
Abertura da ópera “D. Giovanni”, K. 527 – duração 7’
Concerto 3 para Trompa em Mi bemol Maior, K. 447 – duração 16’
Mozart: Sinfonia 39 em Mi bemol Maior, K. 543 – duração 29’

 

GALERIA DE IMAGENS