Orquestra Sinfônica abre temporada 2023 celebrando os 150 anos de Sergei Rachmaninov 14/03/2023 - 15:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresentará neste domingo (19), às 10h30, um concerto em homenagem aos 150 anos de Sergei Rachmaninov, compositor de origem russa que segue influente. Para executar o solo de piano de uma das peças, a orquestra terá a participação do pianista Cristian Budu. O concerto será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) e o ingresso terá preço único, de R$ 20,00.

A apresentação abre a temporada 2023 com uma homenagem póstuma a Rogério Krieger, um dos fundadores da OSP, que morreu em fevereiro. Será tocada uma composição feita por ele especialmente para a OSP. Em seguida, serão executadas duas peças de Rachmaninov: Concerto para piano e Orquestra nº 2 em dó menor, Op. 18 – com a participação de Budu; e Sinfonia nº 2 em mi menor, Op. 27.

“É uma sinfonia maravilhosa, com temas incríveis que a gente sai do teatro cantarolando”, diz o maestro Roberto Tibiriçá, regente titular, diretor musical e responsável pela condução do concerto. “Vamos interpretar o concerto mais lindo para piano e orquestra, que é o número 2, com solo de Christian Budu, um dos maiores pianistas da atualidade não só do Brasil, mas do mundo também, e depois faremos a 2ª Sinfonia de Rachmaninov”.

O pianista Budu compartilha do entusiasmo. “Para mim, é muito emocionante estar de volta a esse palco tão incrível, em um momento tão importante para essa orquestra maravilhosa”, afirma.

“Esta apresentação será um verdadeiro deleite para os amantes da música clássica”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. “É uma oportunidade única de experimentar a emoção e a beleza das obras-primas de Rachmaninov, executadas com maestria pela nossa orquestra”.

IN MEMORIAM – Para fazer uma homenagem a Rogério Krieger, o programa será iniciado com a Abertura Sinfônica. A peça é uma composição em estilo épico e de difícil execução, usando todo o efetivo da Orquestra. Dedicada para a OSP, trata-se de uma obra muito brilhante e festiva, com fortes variações de temas e ritmos, todos muito brasileiros.

“Eu estou muito feliz também, e triste ao mesmo tempo, de prestar uma homenagem in memoriam, ao nosso querido colega violinista, compositor e maestro da Sinfônica do Paraná, Rogério Krieger, que faleceu há poucos dias”, afirma Tibiriçá.

Serviço

Concerto de Abertura da Temporada OSP 2023

Data: Domingo, 19 de março

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba

Classificação: 7 anos

Preço único: R$ 20,00 (vinte reais) – lugares livres

Ticket Fácil

GALERIA DE IMAGENS