Oitava edição do Festival de Ópera do Paraná tem programação gratuita no Teatro Guaíra 03/11/2022 - 12:06

O miniauditório Glauco Flores de Sá Brito e o auditório Salvador de Ferrante – Guairinha – recebem entre terça-feira (8) e domingo (13) o 8º Festival de Ópera do Paraná. O evento gratuito e de classificação livre soma montagens de três produções e um simpósio de canto.

A programação abre com o 5º Simpósio Brasileiro de Canto, tendo as professoras Emerli Schlögl ministrando palestra sobre técnica vocal e a professora Débora Bérgamo expondo sobre a história do teatro musical.

O diretor-geral do evento, Gehad Hajar, aguarda o retorno da população ao teatro depois do período pandêmico: “A manutenção da gratuidade de toda a programação e a retomada das produções encenadas são as demonstrações de superação dos últimos dois anos que brecaram quase toda indústria criativa”, diz.

A edição deste ano conta com a direção artística da veterana atriz Ítala Nandi, que este ano completou 80 anos de idade e 63 de carreira. Para ela, a música nos permite sair do pessimismo pós-moderno. “Por quê? Porque o novo mundo, quântico, atual, ainda não se encontra claramente manifesto, e as pessoas não conseguem reconhecer o novo contexto sociocultural para julgar uma obra que já se encontra nele”, argumenta.

A programação operística começa com duas récitas de O Elixir do Amor, de Donizetti, produzido pelo núcleo de performance da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Também haverá apresentações de cenas do musical Os Miseráveis, de Claude-Michel Schönberg, baseado na obra de Victor Hugo. “A história se passa em plena Revolução Francesa e narra a trajetória de Jean Valjean, homem pobre que ficou 19 anos preso por roubar pão para sustentar sua família”, conta a diretora de produção Lúcia Jatahy.

Ópera comemorativa à Independência do Brasil

O encerramento do evento será com uma ópera contemporânea brasileira: “Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra”, com libreto sobre poesia de Luiz Carlos Prestes Filho, conta os momentos derradeiros de Tiradentes, o protomártir da Independência do Brasil, que se comemora o bicentenário neste ano.

As apresentações serão na Casa Eliseu Voronkoff, em Araucária, e no Guairinha, em Curitiba. Os arranjos são do compositor Modesto Fonseca, com execução de orquestra de cordas da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para Silvia Berg, compositora de música contemporânea, “as melodias da obra são canções que têm um misto de brasilidade com resquícios melódicos russos em diferentes proporções”.

Não é necessário retirar ingressos e os espaços abrem uma hora antes de cada récita. Toda programação pode ser consultada em www.festivaldeopera.org.

Serviço
VIII Festival de Ópera do Paraná
8 a 13 de novembro em diversos horários
Guairinha, em Curitiba
Entrada gratuita
Classificação livre

Programação

O Elixir do Amor (ópera)
11 de novembro - 20h
12 de novembro – 20h
Guairinha

Les Misérables (musical)
11 de novembro - 21:30h
12 de novembro - 21:30h
Guairinha

Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra (ópera)
13 de novembro - 18h
Guairinha

5º Simpósio Brasileiro de Canto
Técnica Vocal (professora Emerli Schlögl)
8 de novembro - 10h
Miniauditório

História do teatro nusical (professora Débora Bérgamo)
9 de novembro - 10h
Miniauditório

Apresentações e comunicações de pesquisas acadêmicas
10 de novembro - 10h
Miniauditório

GALERIA DE IMAGENS