Musical “O Fantasma de Friedrich” tem estreia nacional no Guairinha e sessões extras 08/05/2023 - 16:07

Com uma trajetória de 13 anos de sucesso pelos palcos do país, a produtora Bife Seco aposta alto e apresenta seu novo musical totalmente original nos palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra neste mês de maio. O Fantasma de Friedrich é uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. A estreia nacional é na quinta-feira (18) e as sessões vão até o domingo, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

De acordo com o produtor, Sávio Malheiros, o desejo de criar musicais autenticamente brasileiros é um sonho antigo, mas que só se tornou possível nos últimos anos, com a profissionalização do setor fora do eixo Rio-São Paulo e de uma demanda crescente do público por histórias com a cara do Brasil.

“Hoje nós temos comunidades gigantescas dedicadas a assistir e apoiar os artistas que produzem esse tipo de teatro. E, cada vez mais, esse público quer se ver também representado nas histórias. Por isso, nossa meta é transformar o nome da Bife Seco em sinônimo de teatro musical autoral de excelência no Brasil”, explica. Após a estreia em Curitiba, a temporada segue nos palcos de São Paulo.

Escrito e dirigido pelo premiado encenador Dimis, a obra é criada em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, que fez carreiras nos palcos americanos e agora estreia, além do “Fantasma de Friedrich”, o musical “Sparks”, no segmento Off-Broadway, em Nova York.

Punk-rock – Durante os 150 minutos de espetáculo, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Enzo Veiga para uma banda punk-rock que irá executar toda a trilha ao vivo. Aliás, punk-rock é a palavra que define este musical. Com influências que começam na banda punk britânica Sex Pistols e chegam até um dos maiores ícones da nova geração, a cantora Billie Eilish, o musical investe numa estética jovem e arrojada, com números musicais enérgicos para encantar o público e levar o espectador para dentro de um universo lúdico, de fábula e pesadelos. Como em outros trabalhos da Bife Seco, o cinema, a literatura e a cultura pop são elementos constantes de inspiração para criar histórias sempre originais – e com um humor peculiar, que é uma das marcas da produtora. É uma combinação ousada de Disney, Alice no País das Maravilhas e Um Estranho no Ninho para abordar temas urgentes e importantes para as novas gerações, como saúde mental, os efeitos nocivos da vida digital e o amadurecimento.

Enredo – Na trama, uma jovem melancólica chamada Alana vive atormentada em busca de sua irmã, depois dela ter sido internada em um hospital de saúde mental e desaparecer. Em sua busca pela garota, ela força sua própria internação no hospital, acompanhada por Adolfo, seu fiel urso de pelúcia. Mas lá, ela encara o cotidiano difícil de tratamento e remédios, tendo que aprender a conviver com um grupo de pacientes adolescentes ansiosos e encarar a intimidadora equipe de enfermagem da instituição. Só que, ao encontrar um livro misterioso, ela acaba liberando o fantasma de Nietzsche, um confuso filósofo em crise sobre vida e morte.

É uma história que fala sobre a dor da perda, mas também ensina a nunca desistir, pensada para agradar tanto adultos como adolescentes.

Elenco – Inclusive, o elenco mescla nomes consagrados, como o premiado ator Ranieri Gonzalez, que completa 36 anos de carreira, a novos talentos da geração Z, escolhidos durante um processo de audição que selecionou 10 atores e atrizes entre os mais de 300 candidatos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

“Criar um musical desse tamanho, envolvendo 30 artistas e técnicos, com 18 canções originais, cenário, figurino, coreografias, efeitos especiais... É um trabalho gigantesco que leva anos pra se concretizar. Mas nós conseguimos montar uma equipe de excelência, com artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro e também novos artistas extremamente talentosos, para incentivar o setor e mostrar como Curitiba pode se tornar polo de criação na área, gerando empregos e levando os nossos artistas para todo o país”, comenta Malheiros.

Apresentação: 18 a 21 de maio (quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, 19h)
Sessões extras: sábado e domingo, 15h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Tempo de duração do espetáculo: duas horas

Classificação: 16 anos

Especificação do espetáculo: Teatro musical

PREÇO ÚNICO: R$ 40,00 (vinte reais) - lugares livres
Valores de meia-entrada caem pela metade.
Taxa de administração: R$ 2,00 (dois reais) por ingresso

Ticket Fácil