"Música, arte e resistência”: concerto celebra o dia nacional da Consciência Negra no palco do Guairinha 13/11/2025 - 16:02
Nesta quinta (20), dia nacional da Consciência Negra, o palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) será tomado pela força e pela beleza da arte afro-brasileira no concerto “Música, Arte e Resistência”, em duas sessões, às 17h e às 20h. A apresentação reúne o Coral Negro de Curitiba e o PretAfroCello, ambos projetos da ABEF – Associação Beneficente. A entrada é gratuita.
A apresentação inédita reúne a potência vocal de um coro plural e a profundidade sonora dos violoncelos, formando uma experiência estética única que celebra a ancestralidade, a diversidade e o protagonismo negro na música de concerto. A proposta do espetáculo é trazer um diálogo entre o erudito e o popular, entre o sagrado e o contemporâneo, reinterpretando obras da música afro-brasileira em arranjos originais para coro e violoncelos."Mais do que um concerto, é um ato de resistência e afirmação. É a arte dizendo que o lugar da excelência também é negro”, afirmam os organizadores.
O projeto nasce da união de duas iniciativas fundamentais da cena cultural paranaense: o Coral Negro de Curitiba, que promove a valorização das raízes afro- brasileiras e o diálogo inter-religioso, e o PretAfroCello, que destaca o protagonismo de músicos negros e negras no universo da música clássica.
Com direção artística compartilhada e repertório inédito, o concerto promete emocionar e inspirar o público, reforçando o papel transformador da arte na construção de uma sociedade mais plural, justa e consciente.
Serviço:
"Concerto - Coral Negro de Curitiba e PretAfroCello - Música, Arte e Resistência!"
Data: 20 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 17h e às 20h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) | Rua XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba(PR)
Tempo de duração do espetáculo: 1 hora
Classificação: Livre
Especificações do espetáculo: Espetáculo de música instrumental e canto
Entrada gratuita mediante reserva pelo Sympla.
Informações:
Realização: ABEF – Associação Beneficente, Coral Negro de Curitiba e PretAfroCello
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Teatro Guaira, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura do Governo do Brasil












